Instituto GRPCOM

Lissa Wan, Matheus Carvalho, Matheus Rodriguez e Maykon Brantes.


Slogan

Pela nossa terra, para nossa gente, por um mundo melhor”

O Instituto GRPCOM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede em Curitiba e presença em todo o Paraná. Atua nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento humano e comunitário, além de promover disseminação de informações e orientações voltadas ao fortalecimento do terceiro setor.


Breve Histórico

Desde a sua criação, cada uma das empresas do Grupo Paranaense de Comunicação exerce a cidadania corporativa por meio de ações sociais, filantrópicas e assistenciais, em prol do desenvolvimento da comunidade paranaense. Com a criação do Instituto GRPCOM, em 2001, foi possível fazer a gestão conjunta dos programas e projetos sociais, culturais e educacionais desenvolvidos diretamente pelas empresas ou apoiados pelas mesmas, o que permitiu potencializar os esforços e multiplicar os resultados alcançados.

Projeto Ler e Pensar - Onde tudo começou


O projeto Ler e Pensar é um dos marcos da atuação do Grupo na área social e educacional. A iniciativa, que nasceu na redação da Gazeta do Povo em 1999, hoje está presente em mais de 440 escolas públicas do Paraná e é reconhecida nacional e internacionalmente.

Missão

Desenvolver iniciativas sociais do GRPCOM voltadas à sustentabilidade da nossa terra e da nossa gente.


Visão

“Crescimento humano, bem comum e democracia: as grandes mudanças são aquelas que começam dentro de cada um. Nosso papel, como empresa de comunicação, é ajudar nosso público a efetuar essas mudanças, aperfeiçoando-se como pessoa e como cidadão. Fazemos isso fortalecendo os laços da sociedade, valorizando seu núcleo fundamental, a família; e defendendo, de maneira intransigente, a democracia.”

Produtos

Ler e Pensar

O Ler e Pensar defende que a utilização do jornal como recurso pedagógico pode ser desenvolvida sob três aspectos:
Apoio aos conteúdos didáticos e disciplinas escolares;
Objeto de estudo (os alunos entendem qual a função da mídia e como o jornalismo é estruturado por diferentes opiniões);
Possibilidade de autoria (quando os alunos criam jornais nas escolas e se expressam por meio da mídia).

Reconhecimento

A metodologia de uso do jornal proposta pelo projeto é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 - Educação Básica de qualidade para todos.

Números do Ler e Pensar no Paraná

Atualmente o projeto Ler e Pensar atua em todo o Paraná, lavando educação a milhares de crianças. Abaixo você poderá ver as estatísticas do projeto.
53
Cidades 
do Paraná
3000
Professores 
parceiros
527
Instituições 
de ensino
105000
Alunos 
beneficiados

Televisando o Futuro

Televisando o Futuro é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar.
Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para construção da cidadania por meio de reportagens especiais produzidas pelo jornalismo da RPC TV. Desenvolvido em parceria entre as emissoras RPC TV, Instituto GRPCOM e Secretarias de Educação (Municipais e Estadual), o projeto estimula a produção artística e literária dos estudantes a partir dos temas abordados nas reportagens. Os professores ainda têm acesso a conteúdos complementares disponibilizados no hotsite do projeto: www.rpctv.com.br/televisando.

Abrangência

Desde sua criação, em 2008, o Televisando Futuro já atendeu  mais de 2700 escolas, em cerca de 50 municípios, beneficiando mais de 100mil professores e 650mil estudantes paranaenses.

Números do Televisando o Futuro no Paraná

Atualmente o projeto Televisando o Futuro atua em todo o Paraná, lavando educação a milhares de crianças. Abaixo você poderá ver as estatísticas do projeto.
38
Cidades 
do Paraná
3956
Professores 
parceiros
988
Instituições 
de ensino
289483
Alunos 
beneficiados

Além destes projetos, o Instituto GRPCOM, possui mais outros quatro projetos, tais como: Serviços e Cidadania, Voluntariado GRPCOM, 98FM Nas Escolas, Corda Bamba e o Publicidade Social, todos prestando serviços a comunidade, com o o objetivo de sempre melhorar.

Como a marca se vê?

“O Instituto GRPCOM se vê como o braço social do Grupo, responsável por aproximar as unidades de negócio do GRPCOM da comunidade, por meio de projetos nas áreas de educação e de fortalecimento do terceiro setor. Temos como missão o desenvolvimento das iniciativas sociais do GRPCOM voltadas à sustentabilidade da nossa terra e da nossa gente. Para tanto, vislumbramos ser o motor para o engajamento de colaboradores, o comprometimento de parceiros e as transformações da comunidade.”
(Rafael Riva Finatti – Coordenador do Instituto GRPCOM)


Como os consumidores/clientes veem a marca?

Quando analisamos como a marca Instituto GRPCOM é vista, é importante avaliarmos a percepção das instituições beneficiadas e dos investidores/colaboradores.
Para as instituições beneficiadas, a parceria com o IGRPCOM significa uma maneira mais fácil e segura de atrair voluntários – através dos programas desenvolvidos pelo Instituto. Além disso, a possibilidade de fazer publicidade em vários veículos do Grupo GRPCOM, por conta da parceria, conta muito para as ONGs – que precisam divulgar o trabalho desenvolvido e atrair mais voluntários – não só para ajuda financeira, mas também nas atividades –, já que a maioria depende exclusivamente da ajuda oferecida pela comunidade.
Para os investidores/colaboradores, a parceria com o Instituto representa muito para sua ética empresarial, já que eles contribuem para a construção de um “mundo melhor” através de captação de recursos (investimento indireto) ou execução de projetos dentro de sua área de competência. Algumas agências de propaganda, por exemplo, desenvolvem peças publicitárias para ONGS e o processo de integração agência/ONG é mediado pelo Instituto, o que melhora sua imagem social.

Resumindo, a imagem que se tem do Instituto GRPCOM é de uma marca responsável e solidária, mas não muito consolidada, pois o público em geral não a conhece.

Comunicação da Marca

A comunicação do Instituto GRPCOM conta com toda a estrutura de comunicação do Grupo GRPCOM. Tal como assessoria de imprensa, equipe de comunicação corporativa, relações públicas, equipe de jornalismo,  além dos serviços terceirizados como agências de propaganda (Heads, Getz e TIF e ZAAG – agência de marketing integrante do Grupo GRPCOM especializada em eventos).

 Confira as peças de comunicação do Instituto GRPCOM no endereço abaixo:



Instituto GRPCOM Instituto GRPCOM Reviewed by PP UP NOITE on 19:26 Rating: 5

Nenhum comentário

Blogroll