A marca da originalidade e do bom humor. quem disse, Berenice?

Equipe: Flávia Baumel, Jeferson Rudnik, Jéssica França, Luana Corrêa e Willian Kalsing.



quem disse, berenice?
Uma marca divertida, alegre, irreverente, cheia de originalidade e bom humor, que entrou no mercado em 2012, e desde então não parou de crescer. Juntado a tradição do Grupo Boticário – do qual faz parte – e o novo jeito de pensar e fazer beleza, a quem disse, Berenice? destaca-se pela qualidade, variedade e a ousadia das cores alegres.

A proposta da marca é dar liberdade para as mulheres, afirmando que é possível quebrar as regras e padrões estipulados pela sociedade, pelo menos na hora de se maquiar.
quem disse, berenice? pode ser definida em uma palavra: ousadia.

Em 2014 atingiu o número de cerca de 1 milhão de batons vendidos, e inaugurou mais 11 lojas, totalizando 115 pontos de venda em todo Brasil.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING:
A quem disse, Berenice? tem uma proposta tão diferenciada, que o marketing da marca não possui apenas quatro P’s, mas o alfabeto todo. Afinal, esse negócio de ficar repetindo, nem que seja uma letra, não é com eles. Dá uma olhada:
D’ DE DIVERSIDADE E DIFERENÇA:
Não dá pra falar dos PRODUTOS dessa marca sem mencionar essas duas palavras: diversidade e diferença. Por quê? Simples, a quem disse, berenice? oferece um portfólio completíssimo na linha de beleza e cuidado: são mais de 500 produtos.
Os produtos dividem-se em categorias: boca, olhos, perfumes, unhas, rosto, acessórios, sendo que dentro de cada categoria existe uma enorme variedades de cores, texturas e fragrâncias.

O segundo ‘d’, de diferença aparece porque os produtos têm características próprias, reconhecidas pelas consumidoras e clientes. Além da enorme variedade, a marca destaca-se pela qualidade, pelas cores extravagantes, pelas embalagens charmosas, leves, coloridas fáceis de manusear, e pelos nomes dos produtos, que são prá lá de criativos e divertidos.
Falando em embalagem:
O Grupo Boticário, optou produzir para a sua nova marca, embalagens leves, fáceis de transportar e manusear e ainda tendo um design compacto com paredes finas, retas e planas. Permitindo a redução do peso de cada produto e a quantidade de material plástico utilizado para cada embalagem, Os cartuchos também foram reelaborados, para serem mais compactos, reduzindo o uso de papel.
Como a empresa é do grupo Boticário, eles continuam com o programa de proteção a natureza, sendo assim muitos produtos são levados para a empresa para que possam ser reciclados. Por esse motivo, os produtos não tem acabamentos de forma diferenciadas, ou especiais, pois poderia dificultar o processo de reciclagem.
A marca oferece o ‘produto ampliado’, que nada mais é que sensação de liberdade e o sentimento de quebra de regras, sentidos no momento da compra e do uso do material. Em alguns casos as defensoras de marca, não utilizam isso apenas quando se produzem, mas levam essa ideia para a sua vida e vestuário.
Para 2015 a quem disse, berenice? trouxe novos lançamentos inspirados nas paisagens tropicais, flores e pássaros. Essa coleção vem com novos batons supercoloridos, com três novas cores:  overmetiê com acabamento cremoso, o Rosardim e o Laranjarara com acabamento em mate, bem ao estilo QDB. Para os novos esmaltes acabamento cremoso e cintilante e ainda novas cores da sombra de longa duração. Todos os batons têm FPS 12 e podem ser usados de duas maneiras: para um acabamento mais seco, usando lápis labial por baixo ou para um acabamento mais hidratante, usando gloss por cima.




































A seguir a tabela de produtos:
UNHAS
ROSTO
ACESSÓRIOS
Esmalte (51 cores)
Cobertura de Esmalte
(2 coberturas)

Bases: São 4 tipos de acabamentos:
Iluminada; Matte; Utra-leve ;Base em pó
Base Líquida Bronze (2 cores)
- Pós:
Pó Facial (18 cores)
Pó Facial Bronze (4 cores)
Corretivo (6 cores)
Iluminador Líquido(2 cores)
Blush (12 cores)
Blush Super Brilho (5 cores)
-Primers
Primer Facial

Primer Facial Colorido (3 cores)
Primer Facial Antibrilho
Primer para Olhos
- Demaquilantes
DemaquilanteBifáfico
Demaquilante Aquoso
Lenço Demaquilante



Óculos para maquiagem
Maleta de maquiagem
Pincel Multiuso
Pincel Pó
Pincel Blush
Pincel Base
Pincel Boca
Pincel Delineador
Pincel Esfumador
Pincel Sombra
Kit Pincéis com 2 Unidades (vem 4 pontas)
Apontador
Cílios Postiços
Cola para Cílios Postiços
Curvex
Espelho de Bolsa
Kit 3 Esponjas
Esponja Unitária
Limpa-Pincéis


Algumas características específicas de pincéis:

Pincel Base Roxo
Pincel Rosa Blush
Pincel Pó Laranja
O pincel de base tem cerdas sintéticas e corte clássico arredondado, o material é macio e o tamanho está no padrão geral de pincéis de base desse estilo.

Maciez: 4/5
Eficiência/Aplicação: 3/5
Tamanho/Corte: 4/5
Média: 3,6/5

Pincel de cerdas sintéticas e corte chanfrado.
Tem o estilo chanfrado e nas cerdas artificiais pode ser usado para aplicação de base e blush

Maciez: 4/5
Eficiência/Aplicação: 5/5
Tamanho/Corte: 5/5
Média: 4,6/5

Pincel de cerdas sintéticas e domo robusto, com base fina.
Sendo um pincel para base, ele não é muito firme.
Maciez: 4/5
Eficiência/Aplicação: 3/5
Tamanho/Corte: 2/5
Média: 3/5

Pincel Boca Vermelho
Pincel Sombra Amarelo
Pincel Esfumador Verde
Pincel de corte clássico e cerdas sintéticas. Modelo básico que pinta com precisão.

Maciez: 4/5
Eficiência/Aplicação: 5/5
Tamanho/Corte: 4/5
Média: 4,3/5

Pincel de cerdas sintéticas com a ponta arredondada. Pode ser usado para passar outros produtos cremosos, como primer, sombra cremosa e até corretivo.
Maciez: 4/5
Eficiência/Aplicação: 4/5
Tamanho/Corte: 5/5
Média: 4,3/5

Pincel de cerdas longas e sintéticas com domo arredondado.

Maciez: 4/5
Eficiência/Aplicação: 3/5
Tamanho/Corte: 3/5
Média: 3,3/5



A’ DE ACESSÍVEL:
Agora, vamos falar de PREÇO.
Nem de longe a quem disse, berenice? é vista por suas clientes e consumidoras como uma marca cara, bem pelo contrário, a opinião da maioria é de que a marca oferece produtos de qualidade e super acessíveis. Mulheres de qualquer classe social conseguem adquirir os produtos sem muita dificuldade. Talvez seja por isso que a QDB está se tornando uma das marcas mais queridas no setor de beleza.
O preço mantém-se no padrão do mercado, é intermediário. Suas concorrentes – Mary Kay, Contém 1g Make up, Natura, Jequiti, Maybelline e Avon – praticam um preço bem parecido, sendo que as 3 primeiras são um pouco mais caras, e as outras costumam ter preços ainda mais acessíveis, dependendo do produto.

E’ DE EXPANÇÃO:
quem disse, berenice? está crescendo e conquistando cada vez mais espaço no mercado, isso é fato. Ao analisarmos a PRAÇA, conseguimos ter uma noção do trabalho realizado pela marca para alcançar seus objetivos.


Compra segura, e-commerce:
Hoje a Berenice oferece todo sua linha de produtos tanto em suas lojas fixas, quanto online. Conta com um serviço de qualidade, que vem crescendo cada vez mais entre as empresas. Ela te um poderoso sistema de SSl. Uma tecnologia de segurança usada pra codificar os dados entre o seu computador e seu site. Isso previne que os dados sejam capturados, ou alterados. Ou seja, garante que você compre com segurança.
A empresa responsável pela entrega dos produtos comprados pelo e-commerce é
Interbelle Comércio de Produtos de Beleza Ltda. Tem sua cede em São Paulo e usa os sistemas do Correios para agilizar as entregas. (A empresa consegue reduzir muito o tempo da entrega. Pois conta com parecia com o Maior e Único serviço de entrega. Dessa forma você cliente da loja virtual pode escolher, se quer a sua encomenda pelo Sedex10, Sedex normal ou registrado mesmo).
Site:
Em seu site, colocam promoções semanalmente. A linguagem que é colocada se comunica muito bem com todos os clientes, dessa forma fidelizam todos e aumentam a quantidade de vendas por e-commerce.



Lojas fixas:

A empresa Berenice não oferece apenas os seus produtos, ela dá novas experiências. Hoje com mais de 25 lojas espalhado pelo Brasil pensa em seu posicionamento e em suas estratégias.
Vamos começar pelas sacolas que ficam nas entradas das lojas, elas não estão ali só guardar seus produtos, e sim para te fazer consumir mais. Pesquisas indicam que, quando o cliente (pega) essa sacola e coloca um produto, NUNCA ira levar UM. Quanto maior a sacola ou cestinha mais produtos ela ira consumir. O exemplo que todos podem ver é nas farmácias onde ocorre muito isso.
Suas lojas contam com um poderoso sistema de luzes Brancas, que se destacam muito aos seus produtos, suas lojas oferecem um sistema de bancadas e espelhos que proporcionam seus clientes sentarem e testar os mesmos. (A empresa tem como objetivo deixar as clientes o mais possível de conforto).

Localizações
Segunda o site da empresa ela esta localizada nas Capitais de todo Brasil. Conta com a maioria de suas Lojas nos melhores Shoppings. E geralmente suas lojas tem o tamanho mínimo de 40 Metros quadrados.
 
V’ DE VERSATILIDADE:
As PROMOÇÕES feitas pela marca, o jeito como as peças e a campanha é divulgada reforçam seu valor e posicionamento. Olha só: 
 CONHEÇA MAIS A MARCA:
 

 

MÍDIAS SOCIAIS











PONTOS DE VENDA
A quem disse, Berenice? conta com lojas exclusivas e alguns, poucos, quiosques em shoppings center. Para todas as unidades, conta com planos de expansão e constante lançamento de produtos inovadores. A loja abriu com uma variedade imensa de cores e produtos, seu serviço é diferenciado (autosserviço) e os nomes dos produtos, dizeres na loja e decoração que te ganham o coração.
As lojas de quem disse, berenice? também foram pensadas de acordo com o que a marca propõe. Foram desenhadas para que as consumidoras se sintam à vontade para experimentar e encontrar livremente os produtos que mais combinam com elas, em um modelo de autosserviço.
A loja é separada por setores: boca, perfumes, olhos, unhas, rosto e acessórios.
Além de todas estas qualidades, a higiene também é valorizada por lá. Os produtos de amostra estão com seus aplicadores retirados. E ao lado das prateleiras, contém aplicadores descartáveis, algodão e cotonetes.
Achei muito legal a proposta do autosserviço. Funciona assim, você chega na loja e experimenta a vontade todos os produtos, caso queira algum, atrás da amostra tem a embalagem fechada. É só colocar na bolsinha da loja e pronto. As vendedoras ficam na loja para eventuais dúvidas, reposição de estoque, pagamentos e tudo mais. Mas, nas palavras da vendedora, é uma loja de experimentação. Interessante, né?”
(CRETELLA, Ariadne. Artigo blog Tudo Make, 2012) 

E além de toda essa infraestrutura, a marca aposta em sua loja virtual, com promoções exclusivas que só podem ser disponibilizadas pelo site e, em alguns casos, aparece vez ou outra, um frete grátis para todo o país.

CLIENTES
A grande maioria são mulheres, ou melhor, moças, ou melhor ainda, as famosas “berês”. Mulheres de todas as idades e estilos. A marca distribui a cliente a sensação de fazer parte da família, se sentindo mais à vontade para experimentar seus produtos e encontrar o que mais combine com elas.
Tanto o atendimento pessoal quanto o virtual são de grande valia. A marca expõe mesmo para suas consumidoras o quão importantes elas são para eles que a tratam como se fossem da mesma família. No atendimento online, toda preocupação é perceptível, se há uma nova postagem em sua página de rede social logo abaixo é deixado uma resposta de agradecimento ou até de esclarecimento. Assim que surge uma irregularidade buscam solucioná-la de forma mais rápida e agradável possível.
PROGRAMA DE FIDELIDADE
Valorizamos muito a relação com você, por isso, criamos um programa de fidelidade pra dar ainda mais benefícios pra quem tá sempre com a gente. A cada compra você acumula pontos pra trocar por outros produtos ou serviços. Assim, quanto mais pontos acumular, mais produtos você pode ganhar! O programa vale tanto para compras nas lojas físicas quanto para compras feitas aqui pelo site.
Site quem disse, berenice?

LIQUIDA, BERÊ
Definição de Liquidação: s.f. Ato ou efeito de liquidar. Venda de mercadorias a preços módicos, tendo em vista uma saída rápida.
Como toda boa loja, a marca possui um desses programas de descontos para as consumidoras (50%, 60%, 70% OFF) em toda loja. São preços reduzidos em diversos departamentos.
 


PROMOÇÕES 
Alguns exemplos:



quem disse, Berenice? E SEU BEM ESTAR
A marca busca adequar-se dentre os padrões de cada consumidora. É uma marca ousada que em seus post, quase diários, do facebook conversam com a cliente, sintonizando assim, a mulher em seu mundo.
Alguns exemplos:



EMBALAGENS
A Antilhas, empresa de embalagens, foi responsável pela linha de embalagens da marca, tem o layout desenvolvido pela Agência Matriz Desenhos e sempre esbanja criatividade nas peças, da mais simples até a mais detalhada.












SOCIABILIDADE
“As empresas vão ter que ganhar share para se manter crescendo de forma constante e sustentável. As empresas vão precisar garantir elementos clássicos fundamentais para oferecer qualidade sem perder a sua essência.”
Artur Grymbaum (Presidente do Grupo Boticário)
 
PRÊMIOS A marca foi uma das finalistas do “World Reail Awards”, um dos prêmios mais importantes do varejo mundial, na categoria “Best New Retail Launch” (Melhor lançamento de varejo).
Vencedora da medalha de ouro na categoria embalagens de perfume, a marca apostou em pacotes icônicos e com tampas injetadas para falar com seu público-alvo, de mulheres jovens e modernas. A criação é da Matriz Escritório de Desenho.
 
INICIAÇÃO http://starving.com.br/2013/evento-quem-disse-berenice/
A marca criou um “evento de iniciação”. Lá as, futuras, clientes conheceram e experimentaram os produtos da até então “nova marca”.
O encontro rolou no restaurante Miam Miam, no Rio de Janeiro, em um café da manhã superagradável com direito a show do bloco “Mulheres de Chico”.

NO MEIO AMBIENTAL
Como em todo Grupo Boticário, o modelo de gestão sustentável prevê uma forte atuação nas seguintes frentes: Matérias-Primas e Embalagens, Canais de Venda, e Ecoeficiência. Não se limitam a esses três pilares; assumem outros compromissos como signatários de pactos e programas que valorizam as condutas transformadoras para um amanhã ainda mais melhor.

DICAS DE MAQUIAGEM
Quem disse, berenice é uma marca que, na maioria, de suas lojas leva seu maquiador consultor para passar dicas de maquiagem para consumidoras dos produtos, tudo isso com data, local e hora marcada.


BATALHA DAS BLOGUEIRAS 2012
A batalha envolveu 04 grandes blogueiras da época: Beca Brait, Andreza Goulart, Claudinha Stocco e Bruna Tavares. O objetivo da batalha era divulgar a nova coleção de verão da marca quem disse, berenice, a Colorforia (As cores são superquentes e fortes, os rosas e laranjas são os grandes destaques), para os visitantes do blog dessas quatro mulheres e aquela que criasse a melhor maquiagem com os produtos da coleção ganhou vários kits para sortear para seus visitantes.
A seleção aconteceu através de “likes” na melhor maquiagem, realizado através do facebook da marca. Andreza Goulart foi a grande vencedora, com 2,484 likes na sua foto.


Beca Brait
Andreza Goulart 

Claudinha Stocco


Bruna Tavares



A marca da originalidade e do bom humor. quem disse, Berenice? A marca da originalidade e do bom humor. quem disse, Berenice? Reviewed by PP UP NOITE on 14:58 Rating: 5

Um comentário

Blogroll