Campanha - Paleteria

Redação:  Andressa Godói Bach
Mídia: Lissa Wan
Direção de Criação: Luiz Alfredo Malucelli Neto
Direção de Arte: Matheus Rodrigues
Planejamento: Maykon Brantes

CLIENTE: Paleteria
CAMPANHA: FRIDA
PERÍODO: 17/7 a 2/11/14

Curitiba será a única cidade brasileira a receber a exposição Frida Kahlo – Suas Fotografias, em cartaz a partir de 17 de julho no Museu Oscar Niemeyer. Sob curadoria de Pablo Ortiz, a exposição contará com obras do acervo fotográfico do Museu Frida Kahlo, no México.Frida ficou conhecida por seus trabalhos com autorretratos e todas as suas obras têm uma identidade mexicana muito forte, apresentando elementos da cultura e do folclore mexicanos.

A decisão por trabalhar com Frida Kahlo, tornando a Paleteria a única patrocinadora da exposição, deu-se principalmente pela relação entre a linha criativa da Paleteria e da artista: ambas se utilizam de muitas cores e reforçam a cultura mexicana. Assim como Frida é um ícone da cultura mexicana no mundo, queremos posicionar a Paleteria como ícone da cultura mexicana em Curitiba.

O fato de Curitiba ser a única cidade brasileira a receber a exposição também foi decisiva, pois a Paleteria é uma marca curitibana que, fora da cidade, só é encontrada em Morretes. Ela foi a primeira de seu segmento a se instalar na cidade.

Acreditamos que associar a marca à artista, além de chamar a atenção do consumidor e associar a Paleteria a um evento de alto valor intelectual e cultural, poderá diferenciá-la das demais paleterias existentes – maior desafio da Paleteria –, pois a imagem de Frida é muito marcante e característica.

Seguem nossas peças para os públicos propostos.

CONSUMIDOR FINAL    

Público
18-­24 anos, classes AB, residentes em Curitiba.   

Cenário
A vida digital tem se tornado, cada vez mais, parte da cultura brasileira. 88% dos brasileiros afirmam que a internet facilita suas vidas e 67% não conseguem imaginar suas vidas sem internet. Isso se    dá, em grande parte, porque o brasileiro tem a sensação de que sua identidade está fortemente relacionada com sua presença virtual - “se você não está conectado, você não existe”.    
    
Em comparação com os demais países da América Latina, os brasileiros têm uma tendência maior a checar notícias, esportes e tempo (65% de brasileiros têm esse costume). E-mails e redes sociais também são uma parte grande das atividades digitais diárias, sendo acessados, respectivamente, por 88%  e 76% da população.    
    
REDES SOCIAIS    
2  de 5 brasileiros se sentem, de alguma forma,“viciados” em alguma rede social. São, em sua maioria, jovens: 57%  das pessoas entre 18 e 24 anos admitem esse “vício”. No Brasil, a rede social mais popular  é o Facebook, seguido pelo Twitter (que não é tão popular quanto em outros países). A maioria dos brasileiros considera importante que suas redes sociais transmitam uma “certa imagem” de si, pensamento mais frequente nos jovens de 18 a 24 anos (69%).    
    
COMO SE CONECTAR    
63% dos brasileiros se conectam com as marcas no meio digital em busca de promoções e ofertas. Porém, criar um ambiente com constantes promoções e ofertas não formará clientes fiéis: o desafio é criar uma plataforma que beneficie constantemente os clientes que são mais engajados.  O ponto positivo é que ¾ dos brasileiros têm interesse em manter contato com a marca após a compra, fazendo-­o principalmente através do site da marca,  e‐mail e redes sociais.        
    
Objetivo  
Conectar-­se com o consumidor final através da internet (redes sociais e sites de notícias), considerando     que esta é uma mídia acessada pela maioria das pessoas e que permite a interatividade, além de ser mais informal.  

Facebook
Com poucmais de 60 mil  likes, Facebook é hoje a principal ferramenta de comunicação entre Paleterie  seus clientes. Os posts não apresentam conteúdos muito relevantes percebemos que  algumas   tentativas   de inserir posts com  mais informações forabem sucedidas. Cada post  tem uma média de 20 likes. Nossa sugestãé  manter a linha de posts que a Paleteria já pratica, mas adicionando  elementos que remetem aestilde Frida Kahlo. Além  disso, premiar os  clientes que demonstram mais interatividade com a gina.    
 - Top Fansa fanpage da Paleteria tem  uma aba   denominada Top Fans, que mostros usrios que mais interagiram com a gina nos últimos 30 dias. Presentearemos os top fans do mês de junho com convites para a festa de lançamento da exposição.


Posts temáticosFridKahlo    



Instagram
O Instagram da Paleteria é recente, mas acreditamos que ações com hashtags podem dacerto para dissemina a marca. Para essa rede social,  sugerimos trabalhar com  posts no mesmestildos de Facebook, semprinserindo hashtags na descriçãda fot(#PaleteriaCuritiba #FridaNaPaleteria #PaleteriaOriginal) 
Posts temáticosFridKahlo    





    
Gazetadopovo.com.br
Já que os brasileiros têm costume de checar nocias, esporte e tempoapostamono site da Gazeta do Povo para veicular uma peça divulgando a marca Paleterijunto à exposição da Frida Kahlo.
Banner animado: 3 frammes


TRADE

Público
MON CAFÉ

Cenário
Devido ao método artesanal de produção, as paletas produzidas pela Paleteria são produtos altamente perecíveis e dificilmente serão fabricados em quantidades massivas. Tal característica limita o campo de expansão das vendas através de múltiplos PDVs. Sendo assim, até o momento, a Paleteria não possui PDVs em shoppings nem parcerias com outros comércios locais.

Ação e Objetivo
Tendo como objetivo a expansão da empresa através de uma aproximação com o CAFÉ MON, disponibilizaremos, durante o período da campanha, um freezer promocional temático (Frida Kahlo)com 5 diferentes sabores, também promocionais, com embalagens temáticas Frida Kahlo. Durante esse período, todas as paletas fornecidas serão cortesia da Paleteria. Assim,tanto o CAFÉ MON quanto nós, poderemos monitorar o fluxo de venda naquele PDV, avaliando a viabilidade da venda contínua. Tanto frequentadores da exposição, quanto do “parque dos cachorros” (região bastante frequentada pelo nosso target) poderão ser impactadas pela campanha, convertendo-se em clientes do CAFÉ MON e da Paleteria, gerando assim, uma relação GANHA-GANHA.




SOCIEDADE

Público
18-24 anos, classe A e B, residentes em Curitiba

Cenário
No Brasil o jornal impresso é um veículo muito forte, mesmo com a contínua ascensão dos meios digitais. “Em seu site, a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) se apresenta otimista: “Publicidade em jornais brasileiros deve aumentar 5% em 2013”, anuncia. “Apesar do pequeno crescimento do PIB em 2012, os investimentos em publicidade em jornal no Brasil devem aumentar 5%, conforme as previsões da Warc, um centro de pesquisa voltado ao levantamento das tendências do mercado publicitário mundial”. Usando outra fonte, a pesquisa Inter-Meios, uma iniciativa do jornal Meio & Mensagem com “os principais meios de comunicação do Brasil”, a ANJ mostra por A mais B que os anúncios em jornais têm aumentado ano a ano – foram de R$ 3,36 bilhões em 2011 para R$ 3,38 bilhões em 2012.”

Mídia Impressa
A Gazeta do Povo, um dos maiores veículos impressos do Paraná, cobre 168 municípios do estado, alcançando 62% dos leitores de jornal das classes A e B de Curitiba, possuindo mais de 440 mil leitores semanais.

Ação e Objetivo­
Através da circulação de anúncio impresso nas sessões "saúde e bem-estar" (veiculado segunda feira), “vida na universidade” (segunda-feira), "viver bem"(domingo)e na sessão "esportiva" (de segunda a sexta) do jornal Gazeta do Povo, buscamos a assimilação, por parte de nosso target, da relação entre a Paleteria e a cultura Mexicana, tendo foco especial na exposição de Frida Kahlo. As sessões foram escolhidas com base no perfil médio de nosso target: Jovens com idade entre 18e 24 anos, pertencentes às classes A e B, que cuidam da alimentação e do corpo, praticando exercícios físicos regularmente.


IMPRENSA

Púlico
Grandes veículos de comunicação de Curitiba.

Cenário
A imprensa é um meio que apresentam grande parcela no momento de despertar interesse do público e por fazer com que as pessoas participem das ações das marcas.

Ação e Objetivo
Este público receberá em mãos convites para a inauguração exclusiva da exposição da Frida Kahlo no Museu do Olho. Nesse dia serão recepcionado com um coquetel Mexicano que contará com bebidas e mini alimentos típicos do México. Como a Paleteria será a patrocinadora da exposição ela disponibilizará PDV com 5 sabores promocionais durante toda a exposição e também na noite de inauguração para que a imprensa possa conferir a embalagem promocional e possa degustar os 5 sabores. Outra situação que será inaugurada nessa noite é a exposição interativa de obras da Frida Kahlo segurando Paletas, essa exposição estará localizada no andar térreo do Museu. Que é o local onde ocorrerá o evento exclusivo para esse público.




FUNCIONÁRIOS

Cenário
Os funcionários da Paletereia são jovens, com baixa escolaridade. Logo, não apresentam grande bagagem cultural. Eles são um dos principais meios responsáveis por vender as paletas e a imagem da Paleteria.

Ação e Objetivo
Quando entram para a equipe da Paleteria os funcionários recebem treinamento para que possam se integrar do método proposto pela empresa. Como o objetivo da campanha "Frida Kahlo" vai além de apenas vender picolés, eles participarão de um dia com objetivo instrutivo e interativo. Para isso um teatro (Esse formato foi escolhido por ser um meio  lúdico de se aprender, o que despertará o interesse para o assunto que eles necessitam conhecer) será realizado para contar a história de Frida, para que possam compreender a ideia que devem associar à suas vendas que é a da cultura mexicana voltada para um grande ícone de sua história. Será realizada também uma brincadeira para descontração onde através de um espelho que tem o desenho da sobrancelha da personagem poderão ter um momento de Frida Kahlo. Neste mesmo dia os funcionários participarão de um almoço com o tema "México" e receberão ingressos para visitar a exposição no MON durante o período em que estiver aberto apenas para a impressa, para que além de poderemconhecer a ideia que estarão vendendo possam também se sentir valorizados por terem o privilégio de conhecer a exposição anteriormente a abertura.








   
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