Mix de Marketing: os 4Ps da Paleteria
Equipe: Andressa Godói Bach, Lissa Wan, Luiz Malucelli, Matheus Rodriguez Martins
A Paleteria é a primeira produtora e comerciante de paletas mexicanas artesanais no Brasil. Pioneira no segmento, ela tem suas raízes em Curitiba e tem dificuldades de expansão por ter uma produção 100% artesanal.
Desde o início do ano, a estratégia de marketing da Paleteria tem evoluído, o que é essencial para que o público-alvo seja atingido e impactado de forma mais efetiva. Abaixo podemos conhecer um pouco mais do mix de marketing da Paleteria.
PRODUTO
Segmento: sorvete
artesanal
Classificação:
paleta
Principais
concorrentes: Los Paleteros, Mexicato e Mexileta
Concorrentes
secundários: Freddo, Diletto, ColdStone
As paletas se diferenciam de sorvetes comuns por serem
maiores. Podem ser elaboradas a base de água, trazendo como características a
refrescância , e a base de creme.
São 40 SABORES: 17 de frutas, 21 cremosas e 4 recheadas.
PRAÇA
A Paleteria foi inaugurada em abril de 2011, em Curitiba, e
hoje conta com seis lojas, sendo duas franquias.
CURITIBA
Av. Silva Jardim, 608
R. Alf. Angelo Sampaio, 1723
Av. Manoel Ribas, 5913
Av. Comendador Franco, 4387
Av. Munhoz da Rocha, 870
MORRETES
R. Fernando Amaro, 53
A distribuição da mercadoria é feita de forma DIRETA, ou
seja, o produto vai para as lojas e franquias sem passar por um atacado,
visando a agilidade e preservação do produto, que como é perecível e natural,
precisa chegar às lojas com qualidade. Fabricante
> Varejo > Cliente final
PREÇO
Paleteria
Preços:
Frutas Naturais - R$ 5,00
Cremosas - R$ 6,00
Recheadas - R$ 6,00
Motivos do Preço:
- Público-alvo: AB;
- Lojas: 5 lojas
em Curitiba, localizadas em bairros frequentados por pessoas da classe AB, e 1
loja em Morretes;
- Matéria-prima (sabor e embalagem): a Paleteria tem sua
produção realmente artesanal. As frutas são selecionadas uma a uma, um
processo manual, e as receitas são todas originais em sua fórmula. Não há
adição de componentes químicos como corantes, conservantes ou qualquer outro
tipo de produto industrializado. Há uma pequena adição de açúcar e água nas
receitas somente para padronizar os sabores, pois o gosto pode variar conforme
a época da fruta. As únicas paletas que contêm algum tipo de produto
industrializado são as paletas com Leite Moça, que é o único ingrediente desse
tipo.
- Logística;
- Não tem franquias.
Concorrentes
Primários
Los Paleteros
Preços:
Frutadas - R$ 6,00
Cremosas - R$ 7,00
Recheadas - R$ 8,00
Premium - R$ 8,00
Motivos do Preço:
- Público-alvo: AB, 16 a 35 anos;
- Lojas: 10 no
Paraná, 6 em Santa Catarina, 3 no Rio Grande do Sul, 2 Mato Grosso do Sul, 16
em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro. Em Curitiba: Praça da Espanha, Shopping
Jardim das Américas, Shopping Curitiba, Shopping Estação e Shopping Palladium;
- Matéria-prima (sabor e embalagem);
- Logística;
- Trabalha com franquias.
Mexicato
Preços:
Frutas Magritas - R$ 6,00
Cremosas Hermosas - R$ 7,00 E R$ 7,50
Recheados Locos - R$ 7,50 e R$ 8,00
Chocolago - Valor de qualquer sabor de paleta + R$ 1,00
Motivos do Preço:
- Público-alvo: AB;
- Lojas: 5 no Paraná, 5 em Santa Catarina, 2 em São
Paulo. Em Curitiba: Shopping Palladium, Shopping Cidade, Shopping Total e Av. Manoel Ribas;
- Matéria-prima
(sabor e embalagem);
- Logística;
- Trabalha com
franquias.
Mexileta
Preço:
Frutados - R$ 7,00
Cremosos - R$ 8,00
Recheados - R$ 8,00
Premium - R$ 8,00
Motivos do Preço:
- Público-alvo: AB;
- Trabalha
principalmente com varejo; um de seus grandes varejistas é o Zapata. No
entanto, tem duas franquias espalhadas pelo Paraná;
- Matéria-prima (sabor e embalagem);
- Logística.
PROMOÇÃO
Propaganda: baseada
na identidade mexicana, a campanha institucional da Paleteria apresenta
conceitos como ser a primeira, a verdadeira e a melhor do mundo. Uso demasiado
do adjetivo “melhor”. Repetição do conceito de que a paleta é saborosa, mas não
fala muito em saúde. Meios: jornal (Gazeta do Povo), mídia exterior, rádio
(Jovem Pan, Band News e Mundo Livre) e internet.
Promoção de vendas:
a Paleteria tem o palito premiado, que pode ser encontrado em algumas paletas
aleatoriamente e vale uma paleta de fruta natural. Além disso, o cliente ganha o
isopor ao comprar mais de 10 paletas para viagem. Algumas lojas contam com
estacionamento gratuito, o que é sempre um estímulo para que o consumidor
frequente o PDV. Um ponto negativo é que não é possível experimentar o sorvete
antes da compra, como em alguns concorrentes secundários como Freddo.
Vendas: não há
critérios para seleção de funcionários, mas percebemos que a maioria é jovem. O
contato do consumidor é mais com o caixa – momento em que é feita a escolha do
sabor. A forma como a paleta é entregue (o funcionário tira a embalagem e o
consumidor pega a paleta pronta para ser consumida) pode ser vista como uma
maneira gentil de “servir” o cliente, como quando o garçom serve a bebida em
restaurantes.
Relações públicas ou
assessoria de imprensa: a Paleteria trabalha com assessoria de imprensa e
disponibiliza em seu próprio site algumas matérias nas quais apareceu.
Promoção de eventos:
oferece freezers de tamanhos variados e carrinhos para eventos e paletas
menores para eventos infantis.
Merchandising e
comunicação no ponto de venda: as paletas ficam em geladeiras que permitem
a fácil visualização do produto, sendo uma forma de exposição. A comunicação
está nas próprias geladeiras e painéis, além de flyers e folders.
Atendimento ao
cliente: o relacionamento com o cliente acontece em grande parte no
Facebook – a maioria dos posts recebe uma resposta. No início do ano,
percebemos que algumas dessas respostas estavam sendo feitas pelo proprietário
da Paleteria através de seu Facebook pessoal, o que não é bom.
O site também tem um espaço para enviar e-mails – nas vezes
que tentamos comunicação por lá, ficamos sem resposta.
Comunicação pela
internet: utiliza-se do Facebook e do Instagram, mas não investe em
conteúdo relevante.
- Facebook: conteúdo irrelevante e baixo engajamento.
Reforça a comunicação visual e insiste na divulgação dos sabores das paletas.
Também divulga fotos dos clientes no PDV, em álbuns chamados “Paleteando”.
- Instagram: muitas fotos de paletas para divulgar os
sabores. Há algumas fotos dos PDVs e peças da campanha online – iniciada no
Facebook.
Embalagem: não
tem embalagem diferenciada. É apenas um plástico transparente e um palito de
madeira.
Marketing direto:
não fazem uso dessa estratégia de comunicação.
Como percebemos, a Paleteria teve alguns avanços em relação ao início do ano (veja análise feita no 1° bimestre clicando aqui). O aumento expressivo de aproximadamente 10 mil likes no Facebook já é um grande indicativo disso. O nosso desejo é que a Paleteria cresça cada vez mais :)
Mix de Marketing: os 4Ps da Paleteria
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