Grupo Positivo





Pesquisa realizada por:   
Juciele Castilho, Jéssica França, Guilherme Melendi, 
Marcos Pereira, Manoel Tsutomu, Wagner Gonçalves.


Turma:              2NA - Publicidade e Propaganda
Matéria:            Comunicação Integrada
Orientador:       Renato Buiatti
Cliente:            Grupo Positivo


       Nascido em 1972, o curso Positivo tem esse nome e logo graças a sugestão do professor e sócio Samuel Ramos Lago, ao propor o nome, ele apontou com o seu dedo o sinal “positivo” para a criação da marca. Nascia, assim também, a “mãozinha”, tendo o design feito por Luís Carlos Retamozzo. Ampliando a ideia de cursos pré-vestibular, os professores apaixonados que deram inicio ao Curso Positivo tiveram seus 2.300 alunos logo no primeiro ano. 
       No ano de 2012, o grupo alcançou mais de um milhão de alunos, isso com trinta anos de existência e com origem em um Curso pré-vestibular.
“Uma história de ousadia, superação e liderança alicerçada em quatro valores fundamentais: o saber, a ética, o trabalho e o progresso. Assim pode ser definida a trajetória do Grupo Positivo, que, em 2012, chega aos 40 anos com uma presença relevante e inovadora nas áreas em que atua.(...)”
(http://www.positivo.com.br/pt/historia)
  
 "É gratificante saber que meu trabalho , e de todos os colaboradores do Grupo, contribui para construção de uma sociedade melhor." Hélio Bruck Rotenberg, Presidente do Grupo Positivo


Veja o vídeo de comemoração de 40 anos:





Identidade da Marca  
 
       O grupo Positivo disponibiliza em seu site o manual de identidade básico, com seu posicionamento de marca, suas definições e principais regras de uso. Suas regras para o uso de cores, onde cada cor tem características e significados próprios que devem estar alinhados às estratégias e atributos de cada marca.
   
Baixe e aqui o brandbook do grupo Positivo: http://www.positivo.com.br/pt/ver/grupo-positivo/29-manual-de-marca
 
Positivo Hoje   

Atuação empresarial em 4 continentes (América, Europa, Asia e Africa)



O maior fabricante de computadores do Brasil



76 mil professores no Brasil e Japão trabalhando com o sistema de ensino (Sistema Positivo de Ensino – Ensino Privado, e Sistema de Ensino Aprende Brasil – Ensino Público)



4,9 mil escolas e 1 milhão de alunos que adotam o sistema de ensino do Positivo.



Uma das maiores e mais modernas indústrias gráficas da América Latina.



Exporta tecnologia educacional para mais de 40 países.



9,5 mil colaboradores.



131 hectares preservados da reserva Mata do Uru.







Missão, Visão e Valores   

Missão

Trabalhar para a formação de um ser humano melhor, capaz de construir um mundo melhor. Atingir este ideal pela educação integral e inovação tecnológica, tendo como base de ação os princípios do saber, da ética, do trabalho e do progresso.


Visão

Atuar como referência empresarial nos mercados brasileiro e mundial nas áreas de educação, de informática e gráfico–editorial, e ter, como fruto da livre iniciativa, o reconhecimento do mercado e a melhoria da qualidade de vida das pessoas


Valores

O Grupo Positivo acredita em quatro princípios como valores que governam a instituição: o saber, a ética, o trabalho e o progresso. Saber é a consciência que o homem tem do universo e das teorias criadas para explicar a natureza, a vida e os seus mistérios. O homem cria o saber, e este o transforma, propondo-lhe novos desafios.

Saber é a consciência que o homem tem do universo e das teorias criadas para explicar a natureza, a vida e os seus mistérios. O homem cria o saber, e este o transforma, propondo-lhe novos desafios. O saber é a luz que permite, ao homem, escolher seu caminho.

Ética é a arte de bem proceder, caminho único para se alcançar o bem supremo: a felicidade. Para tanto, não deve o homem apenas deixar de fazer o mal, mas fazer o bem sempre que possível, como forma de evitar algum mal que resulte de não haver praticado o bem.

Trabalho é a aplicação da forças e faculdades humanas (razão, sentimento e vontade), para alcançar determinado fim. O verdadeiro trabalho não se faz só com as mãos, mas também com a razão e o coração; enquanto trabalha, o homem transforma a natureza, a sociedade e, principalmente, a si mesmo.

Progresso é movimento, marcha para frente, avanço, evolução, melhoria, civilização e desenvolvimento, do qual resulta a acumulação de bens materiais e crescimento intelectual e moral capazes de transformar a vida e de conferir-lhe maior significado. 





O Curso Positivo   


       O primogênito do grupo Positivo é um curso preparatório para o vestibular, que faz menção a necessidade dos estudantes de ter uma boa e eficiente preparação, a qual se torna esta a proposta do Curso Positivo. Que se destaca por ser um dos cursos pré-vestibulares que mais aprova nas principais instituições de ensino Superior do Brasil.
       Disponibilizam aos seus alunos orientação para a escolha profissional e o auxílio para inscrição nos diversos vestibulares do país.





O Colégio Positivo    



       O Colégio Positivo atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, dentro de um modelo de ensino próprio que já foi levado país a fora e ao exterior. Contam hoje com 4 sedes, Colégio Positivo Júnior (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Bilíngue Integral), Colégio Positivo - Jardim Ambiental (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Colégio Positivo - Ângelo Sampaio (Ensino Médio), Colégio Positivo Internacional ( Educação Infantil -Pré I e II- Ensino Fundamental).
Sistema de ensino.
       O sistema de ensino do Grupo Positivo procura sempre trazer os conteúdos que devem ser abordados em sala de aula de forma atual, dinâmica e prática.
Com o passar dos anos e o crescimento de estrutura e experiência, a metodologia de ensino e material didático, procuravam encantar professores, alunos e pais.
    A experiência adquirida com vestibulandos fizeram os professores perceberem os diferenciais do método de ensino, podendo aplicar então a outros segmentos educacionais, fundando então em 1976, o colégio Positivo voltado para o ensino médio.
       O sistema positivo de ensino foi além do projeto inicial, abrangendo então ensino médio e fundamental. Também como cursos preparatórios para o vestibular, graduação e bacharelado criado depois de 16 anos de experiência e lançado a pouco tempo o centro tecnológico.
Toda essa rede de ensino, é atendida pela Editora Positivo, na maioria das turmas.  Uma necessidade que foi se consolidando ao longo do tempo.
Tendo êxito no ensino do Paraná, o grupo Positivo ganhou espaço nas cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
       A experiência com os vestibulandos levou os professores a perceber que alguns dos diferenciais de seu método poderiam ser aplicados a outro segmento educacional.






A Universidade Positivo    




       Com mais de duas décadas, a instituição atualmente oferece 48 Cursos Superiores (28 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 20 Cursos Superiores de Tecnologia). Também conta com dezenas de cursos de Especialização e MBAs, quatro Mestrados e dois Doutorados.

 Veja mais em: http://www.up.com.br




O Centro Tecnológico Positivo    




       Fundado em fevereiro de 2009, com o objetivo de suprir o mercado com novos tecnólogos. Oferece cursos objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, nas áreas de Negócios (unidade Batel), Industrial (unidade CIC), Design e Hospitalidade (unidade Ecoville). Atualmente atendendo a aproximadamente 2 mil alunos.
       Oferecendo aos alunos infraestrutura de ponta, com laboratórios modernos e especializados.

 Veja mais em: http://www.ctup.com.br



A Editora Positivo    

       A editora Positivo é especializada no segmento educacional,  edita, publica e comercializa livros didáticos, paradidáticos e de literatura, atlas e dicionários. Conta com um centro de pesquisas próprio, com especialistas das mais variadas áreas do conhecimento prestam suporte ao desenvolvimento das obras e de novos produtos.

"Missão: A principal missão da Editora Positivo é ajudar a construir o futuro do país por meio da educação."




A Gráfica Positivo - Posigraf    

       A Posigraf é uma das maiores indústrias gráficas da América Latina. Tem em seu portfólio trabalhos como impressão de livros, revistas, material didático e promocional com atendimento em todo o Brasil, nos Estados Unidos e Mercosul.
       Certificada pelas ISO 9001 e 14001, pela ISO 14064 e mais recentemente pela OSHAS 18000, conferindo à empresa um grande diferencial na área de gestão e qualidade. A preocupação com o meio ambiente, é um compromisso publico da empresa, comprovando isto em sua participação em iniciativas como o Selo Carbono Zero.




A Positivo Informática    

       Foi fundada em 1989, com o objetivo de fabricar e vender computadores a escolas clientes do grupo positivo em todo o Brasil. Em pouco tempo conquistou a confiança do mercado nacional e internacional, e por vários anos se consagrou como a líder em vendas de computadores no mercado nacional.

       “A Positivo Informática tem como prioridade entender profundamente o consumidor brasileiro, suas aspirações e suas necessidades como usuário de tecnologia. Temos muito orgulho em poder dizer que investimos em pesquisas e desenvolvemos linhas de computadores vencedoras para todas as famílias brasileiras. Também conhecemos muito nossos outros segmentos, empresarial e de governo. E quando se juntam educação e governo, somos quase imbatíveis.” Hélio Bruck Rotenberg, Presidente do Grupo Positivo.




A EFEX - Positivo eventos    

       A Unidade de Eventos, Feiras e Exposições do Grupo Positivo é dividida em: Locação e Geração de Conteúdo.
       Responsável por locações como o Teatro Positivo Grande Auditório, Teatro Positivo Pequeno Auditório, Expo Unimed Curitiba, outros espaços da Universidade Positivo e Escolas Positivo e o novo Expo Renault Barigui.
       E referente a geração de conteúdo, traz ao mercado a organização e promoção de feiras e eventos em Curitiba, implantando um calendário próprio de feiras de negócios em seu próprio pavilhão.




O Instituto Positivo    

       Criado em 2012, com o propósito de potencializar as ações de Responsabilidade Social das empresas e unidades educacionais do Grupo Positivo, atua em duas frentes distintas: Responsabilidade Social e Investimento Social Privado. O Instituto Positivo atua como indutor de práticas e implementa programas que posicionem ou ampliem a atuação em Responsabilidade Social do Grupo Positivo.
       Tem em destaque projetos como o Projeto de Adoção de Áreas na Mata do Uru, onde a Posigraf, tornou-se a primeira empresa a “adotar” uma floresta com araucária (árvore típica do Paraná), a Mata do Uru, localizada no município da Lapa-PR, garantindo recursos para sua preservação. Que atualmente essa parceria se estendeu e o Grupo Positivo, por meio do Instituto Positivo, conserva esta Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 131 hectares de mata nativa.
       E também o Programa Positivo de Voluntariado, que tem o objetivo de estimular colaboradores do Positivo a participar de iniciativas de desenvolvimento da comunidade e do exercício da cidadania.
 
A Comunicação Integrada do Grupo Positivo    

       O grupo positivo investe em diferentes meio de comunicação, como: E-mail, SMS, ligação, outdoor, mobiliário urbano, Youtube, Facebook, flyer, panfleto, site específico para cada instituição, e com suas ações em redes sociais particulares a cada uma delas.
       A atual campanha da universidade Positivo eles posicionam como referência no mercado em diversos aspectos de maneira bastante forte. “Referência para quem é referência, referência na formação, referência em inovação, referência em qualidade, referência no mercado”. O período que antecede os vestibulares da UP, é geralmente mais trabalhado a publicidade, pois a universidade quer incentivar jovens a escolherem ela para estudar. A campanha do Curso Positivo, preparatório pré-vestibular, trás o slogan “Quem prepara melhor também comemora mais”.
       O grupo trata com muita importância a divulgação dos resultados obtidos pelas instituições, alunos, funcionários e outros stakeholders são informados a cada conquista da universidade, por exemplo.
       A comunicação mais presente em todas as instituições é referente a imagem dos valores da empresa, o saber, a ética, o trabalho e o progresso. Pois em muitos casos a informação é fragmentada a campanhas pontuais, sazonais e referentes a eventos, já o posicionamento de seus valores são sempre bem evidentes.


 
Opinião de funcionário do grupo Positivo    


Sobre o ambiente de trabalho?

O ambiente é bom, a empresa vem criando programas e métodos para direcionar os colaboradores a terem as mesmas metas, metas em conjunto, além disso está procurando desenvolver planos para criação de linhas de sucessão, seria como uma formação de gestores, acho isso importante pois valoriza quem está na empresa.




Qual o nível de relacionamento dos funcionários com a diretoria?



O nível é bom, eu mesmo tenho acesso a alta diretoria e aos acionistas, sempre fui muito bem tratado, com respeito e reconhecimento.




Em sua opinião, quais as característica que proporcionaram o crescimento do Grupo Positivo a ter a estrutura que tem hoje ?



Em primeiro lugar, os sócios tem amor pelo que fazem, a maioria já deu aulas e tudo mais, tem identificação com a empresa, não é apenas uma fonte de renda.

Em segundo, princípios são seguidos a risca, ética, saber, trabalho e progresso, em função de seguir estes princípios que o Grupo está a mais de 40 anos no mercado e é referência em ensino.
 
Grupo Positivo Grupo Positivo Reviewed by PP UP NOITE on 23:14 Rating: 5

Nenhum comentário

Blogroll