O Marketing da Beleza e a Beleza do Marketing
Angela Heidorn, Eduardo Lopes, Jéssica Lizandra, Jordan Souza, Leonardo Freire, Patricia Hoça e Pedro Henrique Domingues. 2NA
Tornar-se uma
marca Top of Mind, com tradição, bom gosto e acreditando na beleza não é para
qualquer um. O Boticário cresceu, apareceu e agora está além da pequena loja do
Botica: é uma das principais redes de franquias do mundo. E o mix de marketing
da marca nos mostra o porquê.
A empresa, que surgiu no ano de 1977 em Curitiba, trabalha com Cosmético e Perfurmaria. Faz parte do Grupo Boticário, que engloba as
marcas Eudora, Quem Disse, Berenice? e The
Beauty Box, com o posicionamento geral “beleza é o que a gente faz”.
O primeiro P: PRODUTO
Os
produtos d’O Boticário são classificados como Produtos de Consumo > Compra
Comparada. A marca possui mais de 600 itens,
divididos em: cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares,
bronzeadores, maquiagem, deo-colônias, esmaltes, desodorantes, sabonetes,
xampus e condicionadores.
As principais
linhas são:
Rosto: VitActive
Corpo: Nativa SPA
Infantil: Ma Chérie, Sophie, Baby
Boti, Spulókis, X-Boy
Adolescente: Capricho
Homem: Boticário Men - produtos para o rosto, corpo, barba e cabelos
Gestante: Mammie Bella
Maquiagem: CORES, Make B., Golden Plus, Intense.
Além dos
produtos, O Boticário trabalha com programas de relacionamento com seus
clientes. O Garota Thaty, Amiga Ma
Chérie, Amigos do Boti são clubes de relacionamento promocionais, voltados
para o público infanto-juvenil.
Cartão Fidelidade O Boticário |
Já o Programa
Fidelidade é um registro das informações do cliente, que permite acumular
pontos e trocá-los por produtos nas lojas físicas e online. O controle é feito
a cada compra, pelo cartão do Programa ou CPF. Já
são mais de 10.7 milhões de clientes cadastrados.
O segundo P: Preço
O Boticário possui uma ampla gama de produtos,
preços e targets. Essa variedade implica em diversidade de preços, fazendo com
que praticamente todos possam comprar. Por exemplo, os perfumes, que são o
carro-chefe da marca O Boticário, custam entre R$50 de uma linha mais simples
(colônias) até R$100 para um perfume já conceituado, como o Malbec 100ml.
Diferem em muito de seus concorrentes internacionais, como perfumes Dior, Hugo
Boss, Dolce & Gabbana e etc, que custam, no mínimo, R$175 por um frasco de
35ml (Dior J’adore).
Entretanto, mantém um preço condizente com seus
concorrentes nacionais, como Avon, Mary-Kay, Natura e Jequiti. O mesmo se
aplica para artigos de maquiagem, Boticário e seus concorrentes nacionais ficam
na margem dos R$50 por um rímel enquanto os importados chegam a custar o dobro.
A vantagem que o grupo Boticário possui é
tradição, imprint na mente dos clientes (vencendo o Top of Mind diversas e
consecutivas vezes) além do preço amigável a todos os bolsos. A marca consegue
também uma sensação mais premium que as concorrentes nacionais, pois alia PDV,
diferentes ramificações, e embalagens diferenciadas para conquistar os
clientes.
O terceito P: Praça
O Boticário
possui 900
franqueados e 3.550 lojas, sendo que no Brasil
são aproximadamente 22 mil funcionários espalhados por 1.700 cidades. No
mundo, a marca está presente em Portugal, Estados Unidos, México, Emirados
Árabes, Arábia Saudita, Egito, Grécia, Cabo Verde, Suriname, Nicarágua, El
Salvador, Venezuela, Bolívia, Peru, Uruguai, Paraguai, Moçambique, África do
Sul, Angola, Japão e Austrália.
Os consumidores tem fácil acesso às
lojas devido ao grande número existentes.
Sem contar que os produtos podem ser facilmente encontrados por
revendedoras ou na loja online, o que proporciona praticidade e comodidade.
Com ambientes planejados, as lojas e
PDVs são agradáveis e modernos. Trazem conforto aos seus clientes e facilidade
para encontrar produtos. Na loja, as maquiagens e perfumaria estão disponíveis
para teste: os clientes pode experimentá-los antes compra, encontrando o que
mais combina com seu estilo – e descobrindo mais produtos para levar para casa.
Os funcionários e colaboradores são
treinados para oferecer atendimento de qualidade e auxiliar na escolha dos
produtos, demonstrando conhecimento sobre a marca e sobre tendências. O cliente
se sente à vontade dentro da loja, sabendo que receberá ajuda de profissionais
qualificados.
O quarto P: Promoção
De acordo com a BrandIndex, O Boticário é a marca com a
melhor imagem perante o consumidor brasileiro. Cliente da AlmapBBDO, a empresa
também investe em campanhas institucionais, como a Beleza é o que a gente faz, de 2013.
Outro exemplo que reforça o posicionamento
da marca em torno do conceito de beleza, é a ação que o grupo promoveu em 2013
- Beleza feita com as nossas mãos - que convidava todos os colaboradores a
participarem da construção de um 2013 mais bonito. #FazBonito2013.
A comunicação do
“O Boticário” evidência as pessoas, a sustentabilidade, a inovação, e o
empreendedorismo, além de buscar inspirar atitudes positivas entre os públicos
de relacionamento. Os materiais de
PDV complementam a comunicação da marca e a parte de Promoção de Vendas visa fazer com que seus consumidores sejam atraídos
pelas promoções e escolham Boticário. Por exemplo: “Compre X reais em produtos
“O Boticário”, preencha o cupom, e concorra a carros e vale compras.”. A marca
trabalha com sorteios de viagens e kits de produtos.
Na
parte digital da marca, a agência responsável é a W3Haus.
A página O Boticário no Facebook tem quase 8 milhões de curtidas e o trabalho
realizado vai além das postagens sobre seus produtos: a marca interage com os
usuários, respondendo às pessoas no Facebook, Twitter e Instagram, fazendo tutoriais e sessões de perguntas online com profissionais da área de beleza.
A marca mantém, desde 2010, o site Viva Linda, com dicas, tutoriais e reportagens sobre beleza e estilo de
vida, além de conteúdos interativos divertidos, como um “espelho” que dá
dicas sobre seu cabelo.
No site oficial, dá para acessar a Loja Online, escolhida
como a mais querida do Brasil, em uma votação realizada pela E-bit, no Prêmio
E-bit 2014.
O
Boticário preza por um posicionamento sério, mas prova que um rosto bonito é
fundamental e, aliado com um bom conteúdo, é possível construir uma marca que
vive na cabeça (ou no corpo, rosto, cabelos) – de muitos consumidores.
O Marketing da Beleza e a Beleza do Marketing
Reviewed by PP UP NOITE
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