Omar Calçados - "A gente ama sapatos."
Análise de comunicação integrada:
Pesquisa
realizada por:
Juciele
Castilho
Jéssica França
Guilherme Melendi
Marcos Pereira
Manoel Tsutomu
Wagner Gonçalves
Turma: 2NA - Publicidade e Propaganda
Matéria: Comunicação Integrada
Orientador: Renato Buiatti
Cliente: Omar calçados
Campanha: 2013 - "A gente ama sapatos."
Agência: Fuego Comunicação
Empresa
Fundada em 1990 na cidade de Curitiba-PR, incialmente chamada de Senador Calçados, mais
tarde renomeada com o nome de Omar calçados, por referencia direta ao nome do
proprietário. Em 2014 já conta com 31 lojas espalhadas por Curitiba, região
metropolitana e uma loja em Telêmaco Borba. A empresa “Omar calçados” pode ser
considerada a maior rede de calçados Curitibana, a qual possui o compromisso de
oferecer uma grande variedade de produtos de qualidade de marcas já reconhecidas
no mercado a preços acessíveis ao consumidor.
Mesmo não trabalhando com o modelo de franquia, consegue
manter seus pontos de vendas com a mesma
identidade de maneira bastante forte, refletindo no ambiente como um todo, das
paredes e pisos, cores de cadeiras,
uniformes personalizados e relacionados com as campanhas, painéis e outros
materiais promocionais.
Campanha 2013
A campanha analisada referente ao ano de 2013 adota um novo
“slogan” para a identidade da loja, “A gente ama sapatos!”. O vídeo criado para
a campanha 2013(criado pela agência Fuego Comunicação) exibe diferentes gostos
em diferentes ambientes, demonstra a valorização das preferencias de cada um, onde
todos amam algo, e se identifica dentre todos os demais gostos com o slogan: “A gente ama sapatos”.
A Campanha utilizou de mídias como o vídeo em formato 30”
para televisão, uma versão estendida de 50” para web, outdoor, mobiliário
urbano, e vários materiais promocionais
para os pontos de venda.
Dentre as mídias utilizadas pela empresa existe também a
loja virtual, em seu domínio principal na internet, o Blog, Facebook, Twitter e
o Portal de vídeos no Youtube. Onde neste existem vídeos com dicas de moda e
novas tendências, vídeos das campanhas e institucional.
A campanha foi criada pela agência Fuego Comunicação,
empresa também Curitibana, que cuida principalmente da criação das campanhas e
sua veiculação off-line, os meios digitais estão sem atendimento no momento, que
devido a manobras de marketing os recursos foram direcionados principalmente
para materiais off-line.
Vídeo:
Vídeo:
Outdoor/Mobiliário urbano:
Materiais promo de PDV:
Comunicação Integrada
Em análise referente à comunicação integrada fica bastante
evidente a boa integração dos trabalhos off-line, devido a gestão destes pela
agência responsável, porém, da mesma forma, forte é a impressão de abandono das
mídias digitais, pois não apresentam a abordagem da campanha, salvo pequenas exceções,
como um banner dentro da loja virtual, e por vezes em outras mídias a logo
ainda carrega ao menos o “slogan”.
Porém como ponto negativo aos trabalhos de
comunicação da empresa destacamos a falta de retorno ao cadastro na loja
on-line. Vários cadastros foram feitos e nenhum recebeu retorno de adesão,
tampouco informações sobre promoções de produtos. Em entrevista feita com clientes
da loja a mesma situação foi constatada.
Fontes de Pesquisa:
http://www.omarcalcados.com.br/
http://www.omarcalcados.com.br/blog/
https://www.facebook.com/omarcalcados
https://twitter.com/omarcalcados
http://www.youtube.com/user/lojasomar
*Trabalho realizado para análise de comunicação integrada sob a orientação do professor Renato Buiatti, referente a matéria de Comunicação Integrada, material criado apenas para fins acadêmicos.
Omar Calçados - "A gente ama sapatos."
Reviewed by PP UP NOITE
on
08:57
Rating:
Nenhum comentário