Omar Calçados - "A gente ama sapatos."



Análise de comunicação integrada:




Pesquisa realizada por:   

     Juciele Castilho

             Jéssica França

             Guilherme Melendi

             Marcos Pereira

             Manoel Tsutomu

             Wagner Gonçalves

Turma:              2NA - Publicidade e Propaganda
Matéria:            Comunicação Integrada
Orientador:       Renato Buiatti
Cliente:            Omar calçados

Campanha:       2013 - "A gente ama sapatos."
Agência:           Fuego Comunicação




Empresa


           Fundada em 1990 na cidade de Curitiba-PR,  incialmente chamada de Senador Calçados, mais tarde renomeada com o nome de Omar calçados, por referencia direta ao nome do proprietário. Em 2014 já conta com 31 lojas espalhadas por Curitiba, região metropolitana e uma loja em Telêmaco Borba. A empresa “Omar calçados” pode ser considerada a maior rede de calçados Curitibana, a qual possui o compromisso de oferecer uma grande variedade de produtos de qualidade de marcas já reconhecidas no mercado a preços acessíveis ao consumidor.


            Mesmo não trabalhando com o modelo de franquia, consegue manter seus pontos de vendas  com a mesma identidade de maneira bastante forte, refletindo no ambiente como um todo, das paredes e pisos,  cores de cadeiras, uniformes personalizados e relacionados com as campanhas, painéis e outros materiais promocionais.



Foto: Loja Shopping Palladium - Curitiba/PR



Campanha 2013

           A campanha analisada referente ao ano de 2013 adota um novo “slogan” para a identidade da loja, “A gente ama sapatos!”. O vídeo criado para a campanha 2013(criado pela agência Fuego Comunicação) exibe diferentes gostos em diferentes ambientes, demonstra a valorização das preferencias de cada um, onde todos amam algo, e se identifica dentre todos os demais gostos com o slogan:  “A gente ama sapatos”.

       A Campanha utilizou de mídias como o vídeo em formato 30” para televisão, uma versão estendida de 50” para web, outdoor, mobiliário urbano,  e vários materiais promocionais para os pontos de venda.

           Dentre as mídias utilizadas pela empresa existe também a loja virtual, em seu domínio principal na internet, o Blog, Facebook, Twitter e o Portal de vídeos no Youtube. Onde neste existem vídeos com dicas de moda e novas tendências, vídeos das campanhas e institucional.

           A campanha foi criada pela agência Fuego Comunicação, empresa também Curitibana, que cuida principalmente da criação das campanhas e sua veiculação off-line, os meios digitais estão sem atendimento no momento, que devido a manobras de marketing os recursos foram direcionados principalmente para materiais off-line.



Vídeo:    




Vídeo:    



Outdoor/Mobiliário urbano:   
 






Materiais promo de PDV:  




Comunicação Integrada


           Em análise referente à comunicação integrada fica bastante evidente a boa integração dos trabalhos off-line, devido a gestão destes pela agência responsável, porém, da mesma forma, forte é a impressão de abandono das mídias digitais, pois não apresentam a abordagem da campanha, salvo pequenas exceções, como um banner dentro da loja virtual, e por vezes em outras mídias a logo ainda carrega ao menos o “slogan”.
            Porém como ponto negativo aos trabalhos de comunicação da empresa destacamos a falta de retorno ao cadastro na loja on-line. Vários cadastros foram feitos e nenhum recebeu retorno de adesão, tampouco informações sobre promoções de produtos. Em entrevista feita com clientes da loja a mesma situação foi constatada.





Fontes de Pesquisa:    


http://www.omarcalcados.com.br/
http://www.omarcalcados.com.br/blog/
https://www.facebook.com/omarcalcados
https://twitter.com/omarcalcados
http://www.youtube.com/user/lojasomar









 *Trabalho realizado para análise de comunicação integrada sob a orientação do professor Renato Buiatti, referente a matéria de Comunicação Integrada, material criado apenas para fins acadêmicos.






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