Instituto GRPCOM
Lissa Wan, Matheus Carvalho, Matheus Rodriguez e Maykon Brantes.
Slogan
“Pela
nossa terra, para nossa gente, por um mundo melhor”
O Instituto GRPCOM é uma
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede em
Curitiba e presença em todo o Paraná. Atua nas áreas de educação, cultura,
desenvolvimento humano e comunitário, além de promover disseminação de
informações e orientações voltadas ao fortalecimento do terceiro setor.
Breve Histórico
Desde a sua criação, cada uma das empresas do Grupo
Paranaense de Comunicação exerce a cidadania corporativa por meio de ações
sociais, filantrópicas e assistenciais, em prol do desenvolvimento da
comunidade paranaense. Com a criação do Instituto GRPCOM, em 2001, foi possível
fazer a gestão conjunta dos programas e projetos sociais, culturais e
educacionais desenvolvidos diretamente pelas empresas ou apoiados pelas mesmas,
o que permitiu potencializar os esforços e multiplicar os resultados
alcançados.
Projeto Ler e Pensar - Onde tudo
começou
O projeto Ler e Pensar é um dos marcos da atuação do
Grupo na área social e educacional. A iniciativa, que nasceu na redação da
Gazeta do Povo em 1999, hoje está presente em mais de 440 escolas públicas do
Paraná e é reconhecida nacional e internacionalmente.
Missão
Desenvolver iniciativas sociais do GRPCOM voltadas à
sustentabilidade da nossa terra e da nossa gente.
Visão
“Crescimento humano, bem comum e democracia: as grandes
mudanças são aquelas que começam dentro de cada um. Nosso papel, como empresa
de comunicação, é ajudar nosso público a efetuar essas mudanças,
aperfeiçoando-se como pessoa e como cidadão. Fazemos isso fortalecendo os laços
da sociedade, valorizando seu núcleo fundamental, a família; e defendendo, de
maneira intransigente, a democracia.”
Produtos
Ler e Pensar
O Ler e Pensar defende que a utilização do jornal
como recurso pedagógico pode ser desenvolvida sob três aspectos:
Apoio aos
conteúdos didáticos e disciplinas escolares;
Objeto de estudo
(os alunos entendem qual a função da mídia e como o jornalismo é estruturado
por diferentes opiniões);
Possibilidade de
autoria (quando os alunos criam jornais nas escolas e se expressam por meio da
mídia).
Reconhecimento
A metodologia de uso do jornal proposta pelo projeto é
reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir
com o objetivo 2 - Educação Básica de qualidade para todos.
Números do Ler e Pensar no Paraná
Atualmente o projeto Ler e Pensar atua em todo o
Paraná, lavando educação a milhares de crianças. Abaixo você poderá ver as
estatísticas do projeto.
|
|
|
|
Televisando o
Futuro
Televisando o Futuro é um projeto de
Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade
escolar.
Seu principal
objetivo é promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para
construção da cidadania por meio de reportagens especiais produzidas pelo
jornalismo da RPC TV. Desenvolvido em parceria entre as emissoras RPC TV,
Instituto GRPCOM e Secretarias de Educação (Municipais e Estadual), o projeto
estimula a produção artística e literária dos estudantes a partir dos temas
abordados nas reportagens. Os professores ainda têm acesso a conteúdos
complementares disponibilizados no hotsite do projeto: www.rpctv.com.br/televisando.
Abrangência
Desde sua
criação, em 2008, o Televisando
Futuro já atendeu
mais de 2700 escolas, em cerca de 50 municípios, beneficiando mais de
100mil professores e 650mil estudantes paranaenses.
Números do Televisando o Futuro
no Paraná
Atualmente o projeto Televisando o Futuro atua em todo
o Paraná, lavando educação a milhares de crianças. Abaixo você poderá ver as
estatísticas do projeto.
|
|
|
|
Além destes projetos, o Instituto GRPCOM, possui mais outros quatro projetos, tais como: Serviços e Cidadania, Voluntariado GRPCOM, 98FM Nas Escolas, Corda Bamba e o Publicidade Social, todos prestando serviços a comunidade, com o o objetivo de sempre melhorar.
Como
a marca se vê?
“O Instituto GRPCOM se vê como o braço social do
Grupo, responsável por aproximar as unidades de negócio do GRPCOM da
comunidade, por meio de projetos nas áreas de educação e de fortalecimento do
terceiro setor. Temos como missão o desenvolvimento das iniciativas sociais do
GRPCOM voltadas à sustentabilidade da nossa terra e da nossa gente. Para tanto,
vislumbramos ser o motor para o engajamento de colaboradores, o comprometimento
de parceiros e as transformações da comunidade.”
(Rafael Riva Finatti – Coordenador do Instituto
GRPCOM)
Como
os consumidores/clientes veem a marca?
Quando analisamos como a marca Instituto
GRPCOM é vista, é importante avaliarmos a percepção das instituições
beneficiadas e dos investidores/colaboradores.
Para as instituições beneficiadas, a
parceria com o IGRPCOM significa uma maneira mais fácil e segura de atrair
voluntários – através dos programas desenvolvidos pelo Instituto. Além disso, a
possibilidade de fazer publicidade em vários veículos do Grupo GRPCOM, por
conta da parceria, conta muito para as ONGs – que precisam divulgar o trabalho
desenvolvido e atrair mais voluntários – não só para ajuda financeira, mas
também nas atividades –, já que a maioria depende exclusivamente da ajuda
oferecida pela comunidade.
Para os investidores/colaboradores, a parceria
com o Instituto representa muito para sua ética empresarial, já que eles
contribuem para a construção de um “mundo melhor” através de captação de recursos
(investimento indireto) ou execução de projetos dentro de sua área de
competência. Algumas agências de propaganda, por exemplo, desenvolvem peças
publicitárias para ONGS e o processo de integração agência/ONG é mediado pelo
Instituto, o que melhora sua imagem social.
Resumindo, a imagem que se tem do Instituto
GRPCOM é de uma marca responsável e solidária, mas não muito consolidada, pois
o público em geral não a conhece.
Comunicação
da Marca
A comunicação do
Instituto GRPCOM conta com toda a estrutura de comunicação do Grupo GRPCOM. Tal
como assessoria de imprensa, equipe de comunicação corporativa, relações
públicas, equipe de jornalismo, além dos
serviços terceirizados como agências de propaganda (Heads, Getz e TIF e ZAAG –
agência de marketing integrante do Grupo GRPCOM especializada em eventos).
Confira as peças de comunicação do Instituto GRPCOM
no endereço abaixo:
Instituto GRPCOM
Reviewed by PP UP NOITE
on
19:26
Rating:
Nenhum comentário