Vininha È o melhor no que faz




Equipe: 
 Amauri Salvador, Guerrard,João Vitor , Leonardo Dranka, Luana Corrêa, Willian Kalsing da Silva


Lançada em 2002, Vininha é a marca com origem em Curitiba (cidade onde salsicha é chamada de "vina") aposta no sucesso dos produtos “mini”: lanches rápidos para consumo em diversos ambientes e companhias, com serviço de entrega em domicílio. A marca curitibana começou com cinco funcionários, trabalhando em uma casa de 60 metros quadrados, um motoboy  para fazer as entregas e o empresário Rodrigo Miranda literalmente com a mão na massa. Atualmente, Vininha possui 10 sabores de mini sanduíches salgados e doces.
Quer chegar em 2017 com 550 lojas em todo Brasil.

Rodrigo Miranda deixou uma carreira promissora de executivo de marketing, com passagens por empresas de porte como a gaúcha RBS e a paranaense GVT, para investir em seu sonho de empreendedor. O projeto consumiu meses de pesquisa de mercado com dados preciosos para as tomadas de decisões.  Ele estudou nicho de mercado em potêncial , dentre uma delas foi a de alimentação, fizeram reuniões  em ambientes corporativos, que pedem lanches rápidos, práticos e saborosos. Com esse foco nasceu a idéia do Vininha, uma miniatura de cachorro-quente . Para diferenciar seu produto de tudo o que se encontra no mercado, Rodrigo Miranda vestiu o avental e, com experiências em fornos industriais emprestados de amigos pizzaiolos, chegou a uma receita especial – um pãozinho assado, feito com massa fina e caseira, que envolve totalmente a vina. Depois de assados, os Vininhas, Burguinhas, Sfihinhas e Calabrinhas são embalados um a um em pacotinhos de papel que levam a mascote da marca – um simpático cãozinho branco. Todos produzidos e empacotados no mesmo padrão. Os lanches chegam acondicionados em caixas caracterizadas e lacradas, o que garante que os sanduíches  estejam quentes na hora do consumo. A aposta de Miranda foi certeira. Atualmente, 35% do faturamento total do Vininha vem dos pedidos feitos das empresas. Mas, como o mundo dos negócios também tem suas surpresas, o foco inicial mudou para o mercado residencial, que corresponde hoje a 65% das vendas.
         No início do ano de 2006, Rodrigo Miranda decidiu que era hora de dar  mais um passo na maturidade corporativa. E começou a estudar um projeto de  loja. Escolheu um local privilegiado, em região nobre e rodeada por estabelecimentos comerciais e de serviços de alto padrão. Em abril, inaugurou a loja do Vininha, com capacidade para 40 pessoas. Tudo que se pede por delivery pode ser encontrado no local, em combinações especiais, como o Kit Inverno (três mini-sonhos e um chocolate-quente). E, para caracterizar bem a loja, todo o ambiente foi projetado seguindo a identidade visual já conhecida pelos clientes – as cores laranja, vermelho e amarelo. ( Cores quentes que  mostra agitação). Com pouco mais de três meses de funcionamento, a loja já responde por 20% do faturamento total da empresa. E, como um empreendedor visionário, Miranda não esconde suas pretensões. A estrutura da loja é totalmente informatizada para possibilitou a abertura de uma rede de franquias.

Canais

O Vininha é uma empresa que trabalha muito no formato web, por isso suas peças são veiculadas nas redes sociais dando maior enfoque ao seu público alvo: nós internautas, logicamente. :) As peças, apesar de simples, têm uma arte leve, são bem chamativas e objetivas. Quase todas são publicadas no Facebook, fazendo deste um dos principais meios de divulgação utilizados pela empresa. Vamos aproveitar e analisar também sua atividade nos perfis do Instagram, Twitter e Youtube.


E-commerce: www.vininha.com.br

O e-commerce do Vininha, juntamente com o tele vendas, são o ponto forte do negócio, já que 50% dos clientes fazem suas compras de casa. O site é de fácil navegação e são necessários apenas 5 cliques para encomendar um combo que chegará até você com a promessa de 40 minutos.

A embalagem é feita praticamente de textos e imagens que a empresa usa para a divulgação no Facebook. Bem legal, ó:



O site também possui um serviço de e-mail marketing que é utilizado para informar promoções e novidades. As mensagens são disparadas, aproximadamente, a cada dois dias. 


O desempenho do atendimento do e-commerce é bem satisfatório. De acordo com o “Reclame Aqui”, o número de impasses com os serviços prestados é muito pequeno (15), levando em conta que a empresa vende mais de 200 mil sanduíches por mês.  53% das reclamações foram atendidas e algumas pelo próprio diretor de operações da empresa. Não é à toa que o Vininha vem crescendo cada vez mais!
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