Vininha È o melhor no que faz
Equipe:
Amauri Salvador, Guerrard,João Vitor , Leonardo Dranka, Luana Corrêa, Willian Kalsing da
Silva
Lançada em 2002, Vininha é a marca com origem em Curitiba (cidade onde salsicha é chamada
de "vina") aposta no sucesso dos produtos “mini”: lanches rápidos
para consumo em diversos ambientes e companhias, com serviço de entrega em domicílio. A marca curitibana
começou com cinco funcionários, trabalhando em uma casa de 60 metros quadrados,
um motoboy para fazer as entregas e o empresário Rodrigo Miranda literalmente com
a mão na massa. Atualmente, Vininha possui 10
sabores de mini sanduíches salgados e doces.
Quer chegar em 2017 com 550
lojas em todo Brasil.
Rodrigo Miranda deixou uma carreira promissora de executivo de
marketing, com passagens por empresas de porte como a gaúcha RBS e a paranaense
GVT, para investir em seu sonho de empreendedor. O projeto consumiu meses de
pesquisa de mercado com dados preciosos para as tomadas de decisões. Ele estudou nicho de mercado em potêncial ,
dentre uma delas foi a de alimentação, fizeram reuniões em ambientes corporativos, que pedem lanches
rápidos, práticos e saborosos. Com esse foco nasceu a idéia do Vininha, uma
miniatura de cachorro-quente . Para diferenciar seu produto de tudo o que se
encontra no mercado, Rodrigo Miranda vestiu o avental e, com experiências em
fornos industriais emprestados de amigos pizzaiolos, chegou a uma receita
especial – um pãozinho assado, feito com massa fina e caseira, que envolve
totalmente a vina. Depois de assados, os Vininhas, Burguinhas, Sfihinhas e
Calabrinhas são embalados um a um em pacotinhos de papel que levam a mascote da
marca – um simpático cãozinho branco. Todos produzidos e empacotados no mesmo
padrão. Os lanches chegam acondicionados em caixas caracterizadas e lacradas, o
que garante que os sanduíches estejam quentes na hora do consumo. A
aposta de Miranda foi certeira. Atualmente, 35% do faturamento total do Vininha
vem dos pedidos feitos das empresas. Mas, como o mundo dos negócios também tem
suas surpresas, o foco inicial mudou para o mercado residencial, que
corresponde hoje a 65% das vendas.
No início do ano de 2006, Rodrigo
Miranda decidiu que era hora de dar mais
um passo na maturidade corporativa. E começou a estudar um projeto de loja. Escolheu um local privilegiado, em
região nobre e rodeada por estabelecimentos comerciais e de serviços de alto
padrão. Em abril, inaugurou a loja do Vininha, com capacidade para 40 pessoas.
Tudo que se pede por delivery pode
ser encontrado no local, em combinações especiais, como o Kit Inverno (três
mini-sonhos e um chocolate-quente). E, para caracterizar bem a loja, todo o
ambiente foi projetado seguindo a identidade visual já conhecida pelos clientes
– as cores laranja, vermelho e amarelo. ( Cores quentes que mostra agitação). Com pouco mais de três
meses de funcionamento, a loja já responde por 20% do faturamento total da
empresa. E, como um empreendedor visionário, Miranda não esconde suas
pretensões. A estrutura da loja é totalmente informatizada para possibilitou a
abertura de uma rede de franquias.
Canais
O Vininha é uma empresa que
trabalha muito no formato web, por isso suas peças são veiculadas nas redes
sociais dando maior enfoque ao seu público alvo: nós internautas, logicamente.
:) As peças, apesar de simples, têm uma arte leve, são bem chamativas e objetivas.
Quase todas são publicadas no Facebook, fazendo deste um dos principais meios
de divulgação utilizados pela empresa. Vamos aproveitar e analisar também sua
atividade nos perfis do Instagram, Twitter e Youtube.
E-commerce:
www.vininha.com.br
O e-commerce do Vininha, juntamente com o tele vendas, são o
ponto forte do negócio, já que 50% dos clientes fazem suas compras de casa. O
site é de fácil navegação e são necessários apenas 5 cliques para encomendar um
combo que chegará até você com a promessa de 40 minutos.
A embalagem é feita praticamente de textos e imagens que a
empresa usa para a divulgação no Facebook. Bem legal, ó:
O site também possui um serviço de e-mail marketing que é
utilizado para informar promoções e novidades. As mensagens são disparadas,
aproximadamente, a cada dois dias.
O desempenho do atendimento do e-commerce é bem
satisfatório. De acordo com o “Reclame Aqui”, o número de impasses com os
serviços prestados é muito pequeno (15), levando em conta que a empresa vende
mais de 200 mil sanduíches por mês. 53%
das reclamações foram atendidas e algumas pelo próprio diretor de operações da
empresa. Não é à toa que o Vininha vem crescendo cada vez mais!
Vininha È o melhor no que faz
Reviewed by PP UP NOITE
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18:39
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