Campanha - ICAB Chocolates
Pesquisa e redação:
Jordan Souza
Direção de arte:
Lucas Pilatti
Direção de arte:
Matheus Carvalho
Redação: Patricia
Hoça
Cliente: ICAB Chocolates
Campanha: Diamond Tickets
Público alvo: Adulto masculino e feminino, classes AB.
Período: Trimestre de
Junho-Julho-Agosto/14.
“A ICAB Chocolates
foi inaugurada em uma pequena loja na Rua XV de Novembro, em 1930. O paladar refinado da sociedade da época
logo descobriu o sabor especial da novidade e, à medida que o número de
clientes aumentava, a loja foi se tornando pequena, levando o proprietário a
abrir uma nova fábrica. Com a mesma tradição
e o sabor dos ingredientes, atualmente são seis lojas na cidade de Curitiba. A
Icab atende paladares exigentes de
pessoas que buscam chocolates com qualidade
especial: são mais de 70 produtos, entre biscoitos, chocolates e os famosos
bombons.”
O principal aspecto levado em
consideração para a elaboração do conceito da campanha foi a tradicionalidade da
marca. 84 anos de existência no mercado não é fácil e definitivamente não é
para qualquer negócio. Por se tratar de um produto gourmet, um certo requinte é necessário. A ideia de relacionar os
produtos com joias e pedras preciosas faz referência a classe de seus
chocolates, sua qualidade, sabor e glamour.
CONSUMIDOR FINAL
Para a internet, escolhemos o
facebook. A rede social é muito utilizada independente da classe social,
atingindo um grande número de pessoas. Apesar de a campanha ser algo mais “sério”,
com uma cara mais madura, o facebook é um ambiente onde um certo nível de
descontração é quase obrigatório. Blocos de informações não costumam chamar
muita atenção – pelo menos não sem algum tipo de elemento complementar.
Pensando nisso, decidimos brincar com uma dos mais famosos ícones da cultura
pop atual: a cantora Rihanna. Adotamos um trecho da canção “Diamonds” da
artista, que possuí um trecho que diz “Shine bright like a diamond”. Na nossa
peça, riscamos o ‘diamond’ e inserimos a logotipo, fazendo mais uma vez a
comparação entre os chocolates da ICAB e seu valor simbólico de diamante, joia,
preciosidade.
TRADE
Construímos uma ação baseada na
famosa obra literária “Charlie and the Chocolate Factory” ou “A fantástica fábrica
de chocolate”, escrita por Roald Dahl em 1964 e no filme homônimo, de 2005, dirigido por Tim Burton. Na história, Willy Wonka, dono da mais famosa
fábrica de chocolates, distribui tickets dourados convidando alguns
jovens para conhecer sua linha de produção. Pensando nisso, criamos os “Diamond
Tickets”. Eles funcionariam da seguinte forma: A cada mês, todas as lojas
receberiam dois tickets. Os mesmos seriam escondidos pela gerência da loja,
atrás de produtos expostos nas prateleiras. O cliente que achasse, levaria o
produto em questão de graça. Uma maneira simples de atrair o público e
presentear alguns sortudos com o melhor chocolate que a ICAB pode oferecer.
“EM BUSCA DO DIAMANTE.
A ICAB chocolates agora tem diamantes. Não de verdade, mas como se
fosse. Em nossas lojas, estão escondidos os Diamond Tickets, que podem garantir
que seu sabor precioso seja um presente. Ao encontrar o ticket no produto que
escolher, este sai de graça para você. Mas atenção: a promoção é por tempo
limitado e são distribuídos apenas dois tickets por loja. Visite-nos e descubra
o valor de um diamante ICAB.”
O objetivo da ação é fidelizar clientes enquanto cria novos.
Convidar os consumidores a interagir com as lojas, criando um vínculo mais
duradouro com a marca.
Para a sociedade recorremos a página dupla de revista. Ainda no conceito de joias, diamantes e preciosidades, criamos uma série sob a assinatura “Sabores preciosos para todos os momentos”. Substituímos joias pelo nosso produto, mostrando que um momento pode ser tornar em algo maior quando acompanhado de ICAB. As peças seriam veiculadas em revistas gourmet, tais como a Bom Gourmet da Gazeta do Povo, a Menu e a Revista Viver. Os leitores dessas revistas são pessoas com um gosto mais refinado, entendedores do assunto.
IMPRENSA
Para a imprensa, criamos um press-release convidando-os para a ação, além de explicar como a mesma aconteceria. Isso com o objetivo de gerar divulgação espontânea, dando um boost na ação.
FUNCIONÁRIOS
Os funcionários receberiam um
e-mail marketing explicando-os a respeito da ação. A chamada e o texto deixam
bem claro que o bem mais precioso da marca são os funcionários, responsáveis por ajudar a construir a imagem da marca dia após dia. Junto com
isso, receberiam uma camiseta personalizada, um incentivo e motivação.
Campanha - ICAB Chocolates
Reviewed by PP UP NOITE
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