Campanha 2014 Romanha

Bruna Paul: Direção de Criação, Redação
Darcinei Maciel: Direção de Arte, Planejamento
Gabriela Peres: Mídia
Jéssica Alves de França: Mídia
Ricardo Szmargowicz: Planejamento
Rodrigo Nogueira: Planejamento


1 – SOBRE A ROMANHA

A Romanha – indústria de massas alimentícias, e uma das mais tradicionais do Paraná – iniciou suas atividades na década de 70, inicialmente em Curitiba. Hoje, sua sede encontra-se em Pinhais, com uma estrutura sólida e com ampla capacidade de atender as necessidades do mercado, atuando no estado do Paraná e no litoral catarinense.

A missão da empresa é oferecer produtos que satisfaçam o consumidor. Para isso, traz uma variada linha de produtos com macarrão instantâneo, massas de pizza, pizzas recheadas, nhoque, queijo ralado, farinha de rosca, pastel recheado, batata palha e ondulada, salgadinhos de trigo, biscoitos caseiro e de polvilho, pão de alho, canudo, panetone, massas secas e massas frescas.

2 – CENÁRIO

O Brasil é o terceiro consumidor mundial de macarrão – atrás da Itália e Estados Unidos –, presente em 99,6% dos lares brasileiros, tornando a indústria das massas competitiva e com produtos similares. Esta informação foi crucial para definir as diretrizes da campanha, mostrada a seguir.

Como citado anteriormente, a Romanha atua nos estados do Paraná e Santa Catarina, e o perfil desse público é de famílias sem crianças e com cinco ou mais moradores na residência, de classes C, D e E predominantes, na faixa etária de 25 anos ou mais.


A partir da análise SWOT e das informações aqui abordadas – retiradas da pesquisa mercadológica realizada para a empresa em questão –, a equipe criou a campanha 2014 da Romanha.

3 – CAMPANHA 2014

Comer macarrão nunca teve hora ou lugar. É naquele tradicional almoço em família, em um jantar romântico ou entre amigos. Mas como escolher o macarrão certo? Há tantas marcas similares, seja no preço, no sabor, ou até mesmo na embalagem.

O objetivo desta campanha é destacar a marca Romanha dentro de um cenário tão competitivo que é a indústria da massa. Para isso, entramos na vida das pessoas para entender o que elas fazem, querem, ou para onde vão.

Muitas marcas do ramo se esquecem do relacionamento com o consumidor, focando fortemente em campanhas varejistas. Mas as pessoas querem sentir, viver experiências com as marcas.

Não há como se aproximar dos consumidores sem contar uma história. E é sobre isso que a campanha fala.  De experiências, vividas por todos nós, e que muitas vezes nos leva a um sentimento saudosista, de nostalgia, dando vontade de repetir o prato.

E é isso que a Romanha quer. Que você viva os seus momentos saborosamente, fazendo de uma refeição comum, uma lembrança boa. “Para todos os momentos, Romanha.”.

3.1 - TARGET

3.3.1 Consumidor final: campanha Facebook
O relatório “2014 Brazil Digital Future in Focus” mostra que os brasileiros passam mais tempo no Facebook que Uruguai e Argentina. Além disso, é sabido que a rede social atinge os mais variados públicos e que, na era digital, as pessoas são mais engajadas à ferramenta.

Partindo disso, criamos promoção #MomentoRomanha, onde os usuários que curtem a página da marca enviam suas fotos com a hashtag, e a pessoa que receber o maior número de curtidas ganha uma viagem para Gramado, com direito a acompanhante.


3.3.2 Trade: stopper e régua de gôndola
Os mercados escolhidos para essa ação foram Agricer, Boni e Elo, situados nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão e Sítio Cercado. Com o objetivo de atingir as classes C,D e E. Com esse plano, vamos evitar a queda no número de vendas nos períodos de outubro e novembro e. ainda, aproximar a marca ao consumidor.



3.3.3 Sociedade: revista e top sight
Mídia outdoor, apesar de não ter dados exatos sobre seu impacto no público e retorno financeiro, continua sendo peça-chave quando a ideia é atingir um grande segmento. A revista serviu como delineamento, complementando o top sight. A veiculação das peças será nas revistas Abril e Veja Gourmet, e a mídia externa seria nos bairros de maior consumo da marca, já estabelecidos na pesquisa acima.



3.3.4 Imprensa:
Revistas e jornais são meios de comunicação muito utilizados por diversas classes sociais. Sendo assim, escolhemos esse meio para melhor visibilidade da marca e mostrar o que estamos fazendo. Para isso, organizamos um jantar, preparado por um chefe renomado, onde apenas colunistas de gastronomia estariam presentes no evento, no intuito de utilizar o marketing de influência e o poder de mídia que esses colunistas trazem consigo. Os veículos selecionados são: Gazeta do Povo, Abril e Veja Gourmet.



3.3.5 Endomarketing: almoço na fábrica
Sabemos que, para toda empresa, o relacionamento dela com seus colaboradores é fundamental para um bom convívio e crescimento dos negócios.

No intuito de estreitar essas relações, preparamos um almoço para os colaboradores trazerem suas famílias e poder conhecer mais de perto a empresa e o que ela faz.

Além do cartaz afixado no mural dos funcionários, será mandado um convite a cada um. Tal decisão foi justamente para conversar especialmente com cada um deles. 




REFERÊNCIAS

      http://www.romanha.com.br/index.html;
      http://abia.org.br/vst/AForcadoSetordeAlimentos.pdf;
      http://www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro/sebrae-no-rio-de-janeiro/estudos-e-pesquisas-1/setores/Sebrae_SET_dez12_alim.pdf; 
      http://www.espro.org.br/noticias/boletim-aprendiz/83-boletim-aprendiz-edicao121412-setor-alimenticio-cresce-e-cria-novas-oportunidades-de-emprego;
      http://ri.mdiasbranco.com.br/mdiasbranco/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=3003#indmassas;
      http://sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Entre-j%C3%A1-em-campo/5-tend%C3%AAncias-para-o-segmento-da-alimenta%C3%A7%C3%A3o-em-2014#.UyoPVvldWSo; 
      http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2013/12/salario-minimo-de-2014-garante-maior-poder-de-compra-em-tres-decadas-328.html;
      http://www.sm.com.br/Editorias/Ultimas-Noticias/Producao-de-massasalimenticias-deve-ficar-estagnada-em-2014-22463.html ;
      file:///C:/Users/Michele/Downloads/Marion_Corte_2011_As-estrategias-e-a-estrutura-d_5701.pdf; 
      http://pt.slideshare.net/laviada/merchandising-e-comunicao-visual; 
      Gestão de Marketing e Comunicação. Yanaze Mitsuru Higuchi; 
      Administração de Marketing. Keller Kotler; 
      Marketing – Alexandre las Casas; 
      Marketing Estratégico do Brasil. André Urban.
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