Campanha 2014 Romanha
Bruna
Paul: Direção de Criação, Redação
Darcinei
Maciel: Direção de Arte, Planejamento
Gabriela
Peres: Mídia
Jéssica
Alves de França: Mídia
Ricardo
Szmargowicz: Planejamento
Rodrigo
Nogueira: Planejamento
1 – SOBRE A
ROMANHA
A Romanha – indústria de massas alimentícias, e uma
das mais tradicionais do Paraná – iniciou suas atividades na década de 70,
inicialmente em Curitiba. Hoje, sua sede encontra-se em Pinhais, com uma
estrutura sólida e com ampla capacidade de atender as necessidades do mercado,
atuando no estado do Paraná e no litoral catarinense.
A missão da empresa é oferecer produtos que
satisfaçam o consumidor. Para isso, traz uma variada linha de produtos com macarrão instantâneo, massas de pizza, pizzas recheadas, nhoque,
queijo ralado, farinha de rosca, pastel recheado, batata palha e ondulada,
salgadinhos de trigo, biscoitos caseiro e de polvilho, pão de alho, canudo,
panetone, massas secas e massas frescas.
2 – CENÁRIO
O Brasil é o terceiro consumidor mundial de
macarrão – atrás da Itália e Estados Unidos –, presente em 99,6% dos lares
brasileiros, tornando a indústria das massas competitiva e com produtos similares.
Esta informação foi crucial para definir as diretrizes da campanha, mostrada a
seguir.
Como citado anteriormente, a Romanha atua nos
estados do Paraná e Santa Catarina, e o perfil desse público é de famílias sem
crianças e com cinco ou mais moradores na residência, de classes C, D e E
predominantes, na faixa etária de 25 anos ou mais.
A partir da análise SWOT e das informações aqui
abordadas – retiradas da pesquisa mercadológica realizada para a empresa em
questão –, a equipe criou a campanha 2014 da Romanha.
3 – CAMPANHA
2014
Comer macarrão nunca teve hora ou lugar. É naquele
tradicional almoço em família, em um jantar romântico ou entre amigos. Mas como
escolher o macarrão certo? Há tantas marcas similares, seja no preço, no sabor,
ou até mesmo na embalagem.
O objetivo desta campanha é destacar a marca
Romanha dentro de um cenário tão competitivo que é a indústria da massa. Para
isso, entramos na vida das pessoas para entender o que elas fazem, querem, ou
para onde vão.
Muitas marcas do ramo se esquecem do relacionamento
com o consumidor, focando fortemente em campanhas varejistas. Mas as pessoas
querem sentir, viver experiências com as marcas.
Não há como se aproximar dos consumidores sem
contar uma história. E é sobre isso que a campanha fala. De experiências, vividas por todos nós, e que
muitas vezes nos leva a um sentimento saudosista, de nostalgia, dando vontade
de repetir o prato.
E é isso que a Romanha quer. Que você viva os seus
momentos saborosamente, fazendo de uma refeição comum, uma lembrança boa. “Para
todos os momentos, Romanha.”.
3.1
- TARGET
3.3.1
Consumidor final: campanha Facebook
O relatório “2014 Brazil Digital Future in Focus” mostra que os
brasileiros passam mais tempo no Facebook que Uruguai e Argentina. Além disso,
é sabido que a rede social atinge os mais variados públicos e que, na era
digital, as pessoas são mais engajadas à ferramenta.
Partindo disso, criamos promoção #MomentoRomanha, onde os
usuários que curtem a página da marca enviam suas fotos com a hashtag, e a
pessoa que receber o maior número de curtidas ganha uma viagem para Gramado,
com direito a acompanhante.
3.3.2
Trade: stopper e régua de gôndola
Os mercados escolhidos para essa ação foram Agricer, Boni e Elo, situados
nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão e Sítio Cercado. Com o objetivo de
atingir as classes C,D e E. Com esse plano, vamos evitar a queda no número de
vendas nos períodos de outubro e novembro e. ainda, aproximar a marca ao
consumidor.
3.3.3
Sociedade: revista e top sight
Mídia
outdoor, apesar de não ter dados exatos sobre seu impacto no público e retorno
financeiro, continua sendo peça-chave quando a ideia é atingir um grande segmento.
A revista serviu como delineamento, complementando o top sight. A veiculação
das peças será nas revistas Abril e Veja Gourmet, e a mídia externa seria nos
bairros de maior consumo da marca, já estabelecidos na pesquisa acima.
3.3.4
Imprensa:
Revistas e jornais são meios de comunicação muito utilizados por
diversas classes sociais. Sendo assim, escolhemos esse meio para melhor
visibilidade da marca e mostrar o que estamos fazendo. Para isso, organizamos
um jantar, preparado por um chefe renomado, onde apenas colunistas de
gastronomia estariam presentes no evento, no intuito de utilizar o marketing de
influência e o poder de mídia que esses colunistas trazem consigo. Os veículos selecionados
são: Gazeta do Povo, Abril e Veja Gourmet.
3.3.5
Endomarketing: almoço na fábrica
Sabemos
que, para toda empresa, o relacionamento dela com seus colaboradores é
fundamental para um bom convívio e crescimento dos negócios.
No
intuito de estreitar essas relações, preparamos um almoço para os colaboradores
trazerem suas famílias e poder conhecer mais de perto a empresa e o que ela
faz.
Além
do cartaz afixado no mural dos funcionários, será mandado um convite a cada um.
Tal decisão foi justamente para conversar especialmente com cada um deles.
REFERÊNCIAS
• http://www.romanha.com.br/index.html;
• http://abia.org.br/vst/AForcadoSetordeAlimentos.pdf;
• http://www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro/sebrae-no-rio-de-janeiro/estudos-e-pesquisas-1/setores/Sebrae_SET_dez12_alim.pdf;
• http://www.espro.org.br/noticias/boletim-aprendiz/83-boletim-aprendiz-edicao121412-setor-alimenticio-cresce-e-cria-novas-oportunidades-de-emprego;
• http://ri.mdiasbranco.com.br/mdiasbranco/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=3003#indmassas;
• http://sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Entre-j%C3%A1-em-campo/5-tend%C3%AAncias-para-o-segmento-da-alimenta%C3%A7%C3%A3o-em-2014#.UyoPVvldWSo;
• http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2013/12/salario-minimo-de-2014-garante-maior-poder-de-compra-em-tres-decadas-328.html;
• http://www.sm.com.br/Editorias/Ultimas-Noticias/Producao-de-massasalimenticias-deve-ficar-estagnada-em-2014-22463.html
;
• file:///C:/Users/Michele/Downloads/Marion_Corte_2011_As-estrategias-e-a-estrutura-d_5701.pdf;
• http://pt.slideshare.net/laviada/merchandising-e-comunicao-visual;
• Gestão de Marketing e Comunicação. Yanaze
Mitsuru Higuchi;
• Administração de Marketing. Keller
Kotler;
• Marketing – Alexandre las Casas;
• Marketing Estratégico do Brasil. André Urban.
Campanha 2014 Romanha
Reviewed by PP UP NOITE
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13:32
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