Vapza e vupt! Natural e pronto para você.

Equipe: 
Darcinei Garbosa
Gabriela Peres
Lucas Pilatti
Ricardo Szmargowicz
Rodrigo Nogueira


VAPZA ALIMENTOS




A EMPRESA


A Vapza Alimentos S/A iniciou suas atividades em 1995 e encontra-se instalada no município de Castro, estado do Paraná, a empresa visa à consolidação de sua marca e da nova tecnologia no mercado, trabalhando com altos padrões de qualidade.



O CONSUMIDOR 

Considerando que os produtos Vapza não são baratos, imaginamos que o nosso consumidor esteja na faixa de 25 +, com poder aquisitivo de classe média/média, que é morador das metrópoles e/ou dos grandes centros, cuja pessoa e/ou família trabalhe & estude. Portanto, necessitando de refeições rápidas e fáceis de serem feitas e consumidas.


AS REDES SOCIAIS VAPZA



FACEBOOK

Iniciada no ano de 2014, a Fanpage da empresa tem um número de Curtidas superior a 22 mil. Os posts variam entre 2 a 4 por dia, sendo eles periódicos e bem elaborados.
A página conta com um grande número de seguidores, se for bem utilizada, pode ser uma ferramenta muito útil para o Branding da marca.




INSTAGRAM

O Instagram da empresa está no padrão comum, fotos dos seus eventos, embalagens, mas principalmente os produtos oferecidos por eles.
Nessa mídia o comum seria usar hashtags e afins para atrair o público, porém, até então, nada de muito inteligente foi feito para abordar de forma criativa e instigante o seu público alvo. 
Algumas dicas para a melhoria dessa mídia, seria ter uma certa regularidade de postagens, outra coisa interessante seria realizar promoções utilizando da hashtag #vapza para que os clientes postem fotos de produtos da marca, desse modo, concorreriam a algum prêmio.  




YOUTUBE

Atualmente o canal no youtube da empresa, não está sendo utilizado, possui aproximadamente 15 videos, onde um chefe de cozinha ensina receitas com os produtos Vapza e 2 deles são institucionais, porém, os videos não tem muitos acessos, poucos passam de 100, a não ser os videos institucionais, que ultrapassam 3.000 views. 

Vídeo Institucional Vapza



Momento Vapza



Com um número muito baixo de inscritos no canal, nota-se que a empresa tem grande dificuldade de interagir com seu público através dessa mídia, o que é uma pena,  já que o youtube pode servir de grande auxílio para o crescimento da marca. 

TWITTER

A comunicação feita através do Twitter Vapza com seus clientes, é excelente, pelo menos uma postagem é feita a cada dia, contém informações úteis na hora de cozinhar, dicas, curiosidades, promoções, receitas com seus produtos, e até músicas para se ouvir na cozinha! O que falta talvez seja divulgação dessa rede, pois o número de seguidores no Twitter, é bem inferior a do Facebook.


PONTO DE VENDA

Os pontos de venda Vapza, se encontram em grandes redes como Carrefour e Walmart, localizados próximos as verduras e hortaliças, mas a organização por parte do representante, deseja muito a desejar.
A empressa possui promotoras em algumas dessas redes, fornecendo degustação dos produtos, porém o atendimento das mesmas é muito simples e rápido, sem muitas informações, mas o layout é bastante agradável. 


Temos informações de que o custo mensal para manter esta ação no PDV, ultrapassa os 100 mil reais.

PDV
Stand de Degustação


EVENTOS 


A Vapza patrocina eventos esportivos, como corridas de rua, caminhadas e esportes menos populares, como o Rugby. A empresa fornece degustação de seus produtos em stands instalados nos locais das corridas, assim transmitindo a mensagem de comida prática e saudável.
 Percebe-se que estas ações são influenciadas pela agência web que assume atualmente a conta da empresa, pois são as mesmas ações realizadas pela Magic Web para própria promoção.


10ª Corrida Noturna Unimed Curitiba


MERCADO

A Vapza tem conseguido uma vantagem espetacular, na medida em que não existe no mercado, concorrentes diretos em toda a sua linha de produtos. Existem concorrentes de formatos, de produtos, mas não existem concorrentes em toda a linha. Isso faz com que boa parte do seu sucesso seja graças a sua “quase” exclusividade, uma vez que não temos visto esforços no sentido de construção e preservação da marca/imagem
 Não sabemos quanto tempo a Vapza correrá mais ou menos só no mercado e conseguirá manter essa vantagem competitiva. Todavia, aparentemente o mercado não apresenta nenhum risco de curto prazo em um ou dois anos. Até porque desenvolver, criar e colocar no mercado uma linha de produtos alimentares requer muito esforço, dedicação e recursos. Assim, acreditamos ser possível com custos baixos e redirecionamento de investimentos, crescer as vendas e consolidar uma imagem de marca, fazendo com que os riscos da Vapza, enquanto “corredor solo” no mercado, sejam diminuídos e até desestimulando novos players em curto prazo

SUGESTÕES

CENÁRIO




Cliente informou que não pretende investir em mídias tradicionais como Tv e Rádio.

COMO FAZER

Como criar uma forma de ligação entre os meios? (Offline e Digital)
Como criar um projeto com vida própria?
Como fazer com que este projeto auxilie na construção da marca Vapza?
Como criar mais um processo que auxilie nas vendas?
Como criar um fato que permeie por várias ferramentas de comunicação durante o ano todo?


CROSSMÍDIA VAPZA



Uma maneira de unir forças do ambiente digital com ações de PDV que
tenham por objetivo:
    • Gerar exposição da marca;
    • Aumento de vendas;
    • Ferramente de vida própria dentro do Vapza;
    • Criar maior interação e conhecimento do público.


O QUE FAZER

No ambiente digital:

Criação de Hotsite para apresentação das receitas + remarketing com produtos das receitas visualizadas.

Social Media - Redes Sociais

Investimento em Google Adwords  



Investimento em Pesquisa / Display



 Merchandising em Canais Youtube.



Nos PONTOS DE VENDA: 

No PDV, convidar as pessoas para acessarem o Hotsite.
Possibilidade de download e upload de receitas.
Cadastramento para concorrer a prêmios [CEF]
Maior número de “likes” na receita.
Sugestão que virou um prato.






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