Vapza e vupt! Natural e pronto para você.
Equipe:
Darcinei Garbosa
Gabriela Peres
Lucas Pilatti
Ricardo Szmargowicz
Rodrigo Nogueira
VAPZA ALIMENTOS
A EMPRESA
A Vapza Alimentos S/A iniciou suas atividades em 1995 e
encontra-se instalada no município de Castro, estado do Paraná, a empresa visa à consolidação de sua marca e da nova tecnologia no mercado, trabalhando com altos padrões de qualidade.
O CONSUMIDOR
Considerando que os produtos Vapza não são
baratos, imaginamos que o nosso consumidor esteja na faixa de 25 +, com poder
aquisitivo de classe média/média, que é morador das metrópoles e/ou dos grandes
centros, cuja pessoa e/ou família trabalhe & estude. Portanto, necessitando
de refeições rápidas e fáceis de serem feitas e consumidas.
AS REDES SOCIAIS VAPZA
Iniciada no ano de 2014, a Fanpage da empresa tem um número de Curtidas superior a 22 mil. Os posts variam entre 2 a 4 por dia, sendo eles periódicos e bem elaborados.
A página conta com um grande número de seguidores, se for bem utilizada, pode ser uma ferramenta muito útil para o Branding da marca.
O Instagram da empresa está no padrão comum, fotos dos seus eventos, embalagens, mas principalmente os produtos oferecidos por eles.
Nessa mídia o comum seria usar hashtags e afins para atrair o público, porém, até então, nada de muito inteligente foi feito para abordar de forma criativa e instigante o seu público alvo.
Algumas dicas para a melhoria dessa mídia, seria ter uma certa regularidade de postagens, outra coisa interessante seria realizar promoções utilizando da hashtag #vapza para que os clientes postem fotos de produtos da marca, desse modo, concorreriam a algum prêmio.
YOUTUBE
Atualmente o canal no youtube da empresa, não está sendo utilizado, possui aproximadamente 15 videos, onde um chefe de cozinha ensina receitas com os produtos Vapza e 2 deles são institucionais, porém, os videos não tem muitos acessos, poucos passam de 100, a não ser os videos institucionais, que ultrapassam 3.000 views.
Vídeo Institucional Vapza
Momento Vapza
Com um número muito baixo de inscritos no canal, nota-se que a empresa tem grande dificuldade de interagir com seu público através dessa mídia, o que é uma pena, já que o youtube pode servir de grande auxílio para o crescimento da marca.
A comunicação feita através do Twitter Vapza com seus
clientes, é excelente, pelo menos uma postagem é feita a cada dia, contém
informações úteis na hora de cozinhar, dicas, curiosidades, promoções, receitas
com seus produtos, e até músicas para se ouvir na cozinha! O que falta talvez
seja divulgação dessa rede, pois o número de seguidores no Twitter, é bem
inferior a do Facebook.
PONTO DE VENDA
Os pontos de venda Vapza, se encontram em grandes redes como Carrefour e Walmart, localizados próximos as verduras e hortaliças, mas a organização por parte do representante, deseja muito a desejar.
A empressa possui promotoras em algumas dessas redes, fornecendo degustação dos produtos, porém o atendimento das mesmas é muito simples e rápido, sem muitas informações, mas o layout é bastante agradável.
Temos
informações de que o custo mensal para manter esta ação no PDV, ultrapassa os
100 mil reais.
PDV
Stand de Degustação
EVENTOS
A Vapza patrocina eventos esportivos, como corridas de rua, caminhadas e esportes menos populares, como o Rugby. A empresa fornece degustação de seus produtos em stands instalados nos locais das corridas, assim transmitindo a mensagem de comida prática e saudável.
Percebe-se que estas ações são influenciadas pela agência web que assume atualmente a conta da empresa, pois são as mesmas ações realizadas pela Magic Web para própria promoção.
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MERCADO
A Vapza tem
conseguido uma vantagem espetacular, na medida em que não existe no mercado,
concorrentes diretos em toda a sua linha de produtos. Existem concorrentes de
formatos, de produtos, mas não existem concorrentes em toda a linha. Isso faz
com que boa parte do seu sucesso seja graças a sua “quase” exclusividade, uma
vez que não temos visto esforços no sentido de construção e preservação da
marca/imagem
Não sabemos quanto
tempo a Vapza correrá mais ou menos só no mercado e conseguirá manter essa
vantagem competitiva. Todavia, aparentemente o mercado não apresenta nenhum
risco de curto prazo em um ou dois anos. Até porque desenvolver, criar e
colocar no mercado uma linha de produtos alimentares requer muito esforço,
dedicação e recursos. Assim, acreditamos ser possível com custos baixos e
redirecionamento de investimentos, crescer as vendas e consolidar uma imagem de
marca, fazendo com que os riscos da Vapza, enquanto “corredor solo” no mercado,
sejam diminuídos e até desestimulando novos players em curto prazo
SUGESTÕES
CENÁRIO
Cliente informou que não pretende investir em mídias tradicionais como Tv e Rádio.
COMO FAZER
Como criar uma
forma de ligação entre os meios? (Offline e Digital)
Como criar um
projeto com vida própria?
Como fazer com
que este projeto auxilie na construção da marca Vapza?
Como criar
mais um processo que auxilie nas vendas?
Como criar um
fato que permeie por várias ferramentas de comunicação durante o ano todo?
CROSSMÍDIA VAPZA
Uma maneira de unir
forças do ambiente digital com ações de PDV que
tenham por objetivo:
- Gerar exposição da marca;
- Aumento de vendas;
- Ferramente de vida própria dentro do Vapza;
- Criar maior interação e conhecimento do público.
No ambiente digital:
Criação de Hotsite para apresentação das receitas + remarketing com produtos das receitas visualizadas.
Social Media - Redes Sociais
Nos PONTOS DE VENDA:
No PDV,
convidar as pessoas para acessarem o Hotsite.
Possibilidade
de download e upload de receitas.
Cadastramento
para concorrer a prêmios [CEF]
Maior número de “likes” na receita.
Sugestão que
virou um prato.
Vapza e vupt! Natural e pronto para você.
Reviewed by PP UP NOITE
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18:04
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