Paleteria | Comunicação Integrada

EQUIPE: Lissa Wan, Matheus Felipe, Matheus Rodriguez, Maykon Brantes



Hoje, queridos amigos, vamos falar sobre paletas. Mais especificamente sobre as primeiras paletas brasileiras: as paletas da Paleteria!


A Paleteria é a primeira produtora e comerciante de paletas mexicanas artesanais. Aqui em Curitiba, você encontra três delas, uma no centro, na Av. Silva Jardim, outra na Av. das Torres e outra em Santa Felicidade.

Bem, vamos começar pelos produtos. Na Paleteria encontramos Paletas Mexicanas de vários sabores, divididas em: Paletas Naturais (sabores de frutas); Cremosas (Frutas cremosas, chocolates, grãos, etc.); Recheadas (Brigadeiro, leite condensado, etc.); Alcoólicas (+18).


Baseada predominantemente na identidade mexicana, os trabalhos de mídia impressa da Paleteria trazem conceitos arcaicos como ser a primeira, a verdadeira e a melhor do mundo. Uso demasiado do adjetivo “melhor”. Repetição do conceito de que a paleta é saborosa, mas não fala muito em saúde. Esse conceito também se estende aos frontlights da loja.




No site, encontramos muitos textos longos. Nas informações sobre as paletas, a maior parte dos sabores possui informações referentes ao seu valor nutricional. O problema é que nem todos os sabores oferecem este tipo de informação, o que faz com que o cliente se sinta enganado.
O site só divulga a matriz das lojas, deixando de lado seus outros PDVs em Curitiba e seu outro PDV em Morretes. No Facebook a divulgação das lojas é mais organizada.


Falando agora sobre Facebook, podemos perceber uma grande falta de materiais relevantes. Percebemos que isso gera uma falta de interesse na página por parte dos usuários. Assim também como o excesso de peças temáticas. Esses aspectos geram à Paleteria um baixo engajamento, ainda mais se comparado com o número de curtidas que a pagina tem (pouco mais de 50k likes).




Recentemente a marca passou por um rebrand, nada muito audacioso, apenas uma mudança na identidade visual, algo que na opinião desses meros alunos soa desnecessário. Nos foi apresentada uma adaptação da logo da marca ao design flat, que tem feito muito sucesso ultimamente, mas que tira a consistência da imagem da marca.



Diagnóstico

Existe uma certa sinergia nas mensagens com relação a conscientização da marca como sendo a primeira marca de paletas mexicanas, porém, é um posicionamento muito abrangente, que resulta na confusão por parte dos consumidores, que muitas vezes postam fotos em redes sociais consumindo produtos da concorrência referindo-se a eles como produtos da Paleteria.
A falta de criação de uma identidade consistente na mente do consumidor pode ser resolvida  reconhecendo seus principais atributos (sinceridade, entusiasmo, competência, sofisticação e vigor são exemplos citados por Shimp) e utilizá-los em campanhas de propaganda focadas em aumentar o valor da marca, visando aumentar o “share of mind” dos consumidores/consumidores em potencial.
Desenhar o perfil médio de seus consumidores/prospect e propagar materiais relevantes ao seus estilos de vida, bem como dicas para que os consumidores tornem-se quem querem ser ao consumir o produto da marca (partindo do princípio de que os consumidores não consomem produtos, mas versões melhores de si mesmos).
Outro grande problema de comunicação é a contratação de diversas agências para cumprir com objetivos específicos antes mesmo de um diagnóstico e elaboração de briefing adequado. Temos ciência de duas agências no ramo de publicidade  e propaganda que atenderam a empresa nos últimos dois anos, não sabemos se há assessoria de imprensa, ou serviços em outras áreas da comunicação mercadológica. 

Paleteria | Comunicação Integrada Paleteria | Comunicação Integrada Reviewed by PP UP NOITE on 17:58 Rating: 5

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