Paleteria | Comunicação Integrada
EQUIPE: Lissa Wan, Matheus Felipe, Matheus Rodriguez, Maykon Brantes
Hoje, queridos amigos, vamos falar sobre paletas. Mais
especificamente sobre as primeiras paletas brasileiras: as paletas da
Paleteria!
A Paleteria é a primeira produtora e comerciante de
paletas mexicanas artesanais. Aqui em Curitiba, você encontra três delas, uma
no centro, na Av. Silva Jardim, outra na Av. das Torres e outra em Santa
Felicidade.
Bem, vamos começar pelos produtos. Na Paleteria encontramos
Paletas Mexicanas de vários sabores, divididas em: Paletas Naturais (sabores de
frutas); Cremosas (Frutas cremosas, chocolates, grãos, etc.); Recheadas
(Brigadeiro, leite condensado, etc.); Alcoólicas (+18).
No site, encontramos muitos textos longos. Nas informações sobre as paletas, a maior parte dos sabores possui informações referentes ao seu valor nutricional. O problema é que nem todos os sabores oferecem este tipo de informação, o que faz com que o cliente se sinta enganado.
O site só divulga a matriz das lojas, deixando de lado seus outros PDVs em Curitiba e seu outro PDV em Morretes. No Facebook a divulgação das lojas é mais organizada.
Falando agora sobre Facebook, podemos perceber uma grande falta de materiais relevantes. Percebemos que isso gera uma falta de interesse na página por parte dos usuários. Assim também como o excesso de peças temáticas. Esses aspectos geram à Paleteria um baixo engajamento, ainda mais se comparado com o número de curtidas que a pagina tem (pouco mais de 50k likes).
Recentemente a marca passou por um rebrand,
nada muito audacioso, apenas uma mudança na identidade visual, algo que na
opinião desses meros alunos soa desnecessário. Nos foi apresentada uma
adaptação da logo da marca ao design flat, que tem feito muito sucesso
ultimamente, mas que tira a consistência da imagem da marca.
Diagnóstico
Existe uma certa sinergia nas mensagens com
relação a conscientização da marca como sendo a primeira marca de paletas
mexicanas, porém, é um posicionamento muito abrangente, que resulta na confusão
por parte dos consumidores, que muitas vezes postam fotos em redes sociais
consumindo produtos da concorrência referindo-se a eles como produtos da
Paleteria.
A falta de criação de uma identidade
consistente na mente do consumidor pode ser resolvida reconhecendo seus principais atributos
(sinceridade, entusiasmo, competência, sofisticação e vigor são exemplos
citados por Shimp) e utilizá-los em campanhas de propaganda focadas em aumentar
o valor da marca, visando aumentar o “share of mind” dos
consumidores/consumidores em potencial.
Desenhar o perfil médio de seus
consumidores/prospect e propagar materiais relevantes ao seus estilos de vida,
bem como dicas para que os consumidores tornem-se quem querem ser ao consumir o
produto da marca (partindo do princípio de que os consumidores não consomem
produtos, mas versões melhores de si mesmos).
Outro grande problema de comunicação é a
contratação de diversas agências para cumprir com objetivos específicos antes
mesmo de um diagnóstico e elaboração de briefing adequado. Temos ciência de
duas agências no ramo de publicidade e
propaganda que atenderam a empresa nos últimos dois anos, não sabemos se há
assessoria de imprensa, ou serviços em outras áreas da comunicação
mercadológica.
Paleteria | Comunicação Integrada
Reviewed by PP UP NOITE
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17:58
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